Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

sábado, 23 de outubro de 2021

Buscar e oferecer perdão?

 

  


O perdão é um tópico bastante extenso abordado na Bíblia. Você pode ler a Bíblia de capa a capa e chegar à conclusão de que tudo se refere ao perdão. No entanto, há camadas na conversa sobre o perdão. Existe o perdão que devemos receber de Deus por causa de nossos pecados. Isso é o que frequentemente pensamos neste tópico. No entanto, a Bíblia também nos mostra que diretamente ligada ao perdão de nossos pecados está nossa disposição de perdoar quando nossos relacionamentos são prejudicados de alguma forma. O perdão é essencial se quisermos crescer como filhos de Deus.

 

O que a Bíblia diz sobre o perdão?

Existem muitos versículos bíblicos sobre o perdão. Vejamos alguns que falam sobre pessoas que perdoam outras pessoas.

Provérbios 10:12 - “O ódio levanta contendas, mas o amor cobre todas as ofensas.”

Provérbios 17: 9 - “Quem encobre a ofensa busca o amor, mas o que repete o assunto separa os amigos íntimos.”

Gênesis 50: 19-21 - “Mas José lhes disse: 'Não temais, porque estou eu no lugar de Deus? Quanto a você, você quis dizer o mal contra mim, mas Deus quis fazer o bem, para fazer com que muitas pessoas sejam mantidas vivas, como estão hoje. Portanto, não tenha medo; Eu cuidarei de você e de seus pequeninos. ' Assim, ele os confortou e falou gentilmente com eles. ” (Nota: José está perdoando seus irmãos que o venderam como escravo no Egito, onde ele sofreu por alguns anos.)

Marcos 11,25 - “E, sempre que estiveres orando, perdoa, se tens alguma coisa contra alguém, para que também teu Pai, que está nos céus, te perdoe as tuas ofensas.”

Lucas 17: 3-4 - “Prestem atenção em vocês! Se o seu irmão pecar, repreenda-o, e se ele se arrepender, perdoe-o,  e se ele pecar contra você sete vezes no dia e se voltar para você sete vezes, dizendo: 'Eu me arrependo', você deve perdoá-lo ”.

Efésios 4:32 - “Sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-vos uns aos outros, como Deus em Cristo vos perdoou”.

Colossenses 3: 12-13 - “Revesti-vos então, como escolhidos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, bondade, humildade , mansidão e paciência, suportando uns aos outros e, se alguém reclamar do outro, perdoando-se mutuamente ; assim como o Senhor lhe perdoou, você também deve perdoar. ”

 

O que é perdão?

Considere o perdão por meio da ideia de dívida. Quando tomamos um empréstimo, a forma como é perdoado é quando pagamos o dinheiro que pedimos emprestado junto com algum dinheiro extra como juros. Se perdermos um pagamento, haverá mais dívidas e será cada vez mais difícil pagar o valor original. Em algum lugar ao longo do caminho, a dívida pode ser encaminhada a um cobrador de dívidas. São pessoas que usam táticas não tão boas para cobrar o que é devido. Assim que encontrarmos uma maneira de saldar a dívida do empréstimo, ela será considerada perdoada.

Em nossos relacionamentos uns com os outros, frequentemente os vemos em termos de transações de dívida. Alguém faz algo por mim, então eu “devo” uma coisa a eles e vice-versa. Quando alguém faz algo que me magoa (mental, física, social ou espiritualmente) considero isso como uma dívida, mas agora estou cobrando juros. Começamos a tomar decisões sobre nossas interações com aquela pessoa com base nessa dívida e a tratamos com diferentes níveis de comportamento hostil, dependendo da gravidade da infração. É quando nos tornamos não apenas a pessoa que devia algo, mas também o cobrador de dívidas.

Curiosamente, as pessoas que tratamos dessa maneira podem nem saber que o que fizeram foi ofensivo. Portanto, a realidade aqui é que aumentamos o estresse e a ansiedade dentro de nós, enquanto a outra pessoa pode não estar sentindo nada. Há uma citação que foi atribuída a muitos, muitos sábios que diz que “o ressentimento é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra”. Isso mostra o efeito tóxico que o estresse, a raiva e a ansiedade têm sobre nós quando nos recusamos a perdoar.

O perdão é o caminho que nos permite abandonar essa toxicidade. A falta de perdão é tentar manter alguma aparência de poder dentro de nossa identidade. Tem o efeito oposto; isso nos transforma em algo amargo, distorcido e escravizado. Deus nos projetou para sermos algo melhor - algo glorioso, bonito e gratuito. Criamos a dívida em nossa mente; podemos cancelar a dívida e nos livrar dos grilhões que nos prendem ao nosso ressentimento. Além disso, Deus gostaria que passássemos para um estado de ser que está além da compreensão de nossos relacionamentos em termos de transações de dívida. Deus quer que nos vejamos em termos de graça (um presente).

 

O que Jesus diz sobre o perdão?

O próprio Jesus enfatizou a importância do perdão , mas ele o fazia em uma cultura que enfatizava ideias muito legalistas. O problema com o legalismo é que ele esquece ou ignora o espírito com que a lei (mosaica) foi dada. O perdão de uma perspectiva legalista é uma questão de equilibrar os livros e garantir que uma dívida seja paga ou cancelada. De uma perspectiva espiritual, o perdão significa restaurar os caminhos da comunicação e do amor.

Veja Mateus 18: 15-22 como exemplo. Nos versículos 15-20, Jesus apresenta um processo de resolução de conflito que busca um estado de perdão entre as partes envolvidas. O resultado ideal dessa solução é o encontro de duas (ou mais) pessoas buscando um estado de perdão, e Jesus diz que ele também está lá. Que lindo momento que as pessoas podem compartilhar não apenas umas com as outras, mas com Deus. Onde mais podemos fazer algo especificamente e saber que Deus está conosco naquele momento? Visto sob esta luz, o perdão é sacramental.

Pedro ouve Jesus dar esta instrução, mas seu lado legalista entra em ação e ele pergunta no versículo 21 quantas vezes ele tem que perdoar alguém antes que possa descartá-lo. Sete vezes?

Sete representou a conclusão na Bíblia. Peter queria saber em que ponto ele poderia terminar completamente com alguém que parecia constantemente precisar de perdão. Se formos honestos, todos nós já estivemos aqui. Há alguém que você conhece que sempre parece ter um talento especial para fazer algo que o prejudica. É muito provável que você já os tenha descartado e evitado como uma questão de tentar preservar sua própria paz interior.

Jesus sabe que essas questões surgem, mas suas instruções não nos deixam escapar tão facilmente. Ele diz a Pedro no versículo 22 que ele deve perdoar o ofensor 70 vezes 7. Isso soa como um número alto (490), mas ainda é um número, certo? Podemos ir para 490 e então excluir para sempre uma pessoa de nossa vida porque Jesus disse isso, correto? Desculpa. O que Jesus quis dizer está ligado aos números que ele deu. Sete representa a ideia de conclusão. 70 como 10 vezes 7 é uma expressão de magnitude, não um número específico. Isso significa que nossa responsabilidade de perdoar vai muito além do que um mundo legalista consideraria completo. O perdão, como o amor de Deus, não tem fim.

 

Por que a Bíblia nos ordena que perdoemos?

Como mencionado antes, o perdão permite que nos libertemos da ansiedade tóxica e do estresse, para que possamos nos tornar mais do que Deus nos criou para ser. O perdão é uma prática inegociável para os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo e há outro motivo além do anterior. O perdão que recebemos de Deus está vinculado ao nosso perdão aos outros. Não nossa capacidade de perdoar ou nossa capacidade de perdoar, mas nossa prática real de perdoar os outros é algo que Deus retribui ao nos perdoar.

A Bíblia menciona que isso é Marcos 11:25 , bem como a Oração do Senhor ( Mateus 6: 9-13 ). Na verdade, Jesus explica depois da oração do Senhor que o perdão de nossa parte traz o perdão de Deus. Talvez porque, à medida que perdoamos e liberamos nossos desejos de vingança ou controle, estamos nos libertando do egocentrismo profundamente arraigado, que permite que Deus tenha mais influência e poder em nossas vidas. Você não pode receber as bênçãos de Deus se estiver cheio de relíquias do seu antigo eu.

Existem exceções? A Bíblia mostra que Jesus nos ordena a perdoar continuamente aqueles que se arrependem e buscam nosso perdão ( Mateus 18: 21-22 ; Lucas 17: 3-4 ). Há um versículo onde existe um recurso diferente, mas precisa ser entendido corretamente.

Em Mateus 18: 15-20, Jesus descreve um processo de resolução de conflito onde o perdão é o resultado preferido. No entanto, há o reconhecimento de que pode não ser possível. O versículo 17 declara “Se ele se recusar a ouvi-los, diga isso à igreja. E se ele se recusar a ouvir até mesmo a igreja, que ele seja para você como um gentio e um cobrador de impostos. ” Esta não é uma licença para guardar rancor. Os judeus não tinham permissão para interagir com o impuro de forma alguma. O que Jesus está dizendo aqui é que, sob a estrita condição de que alguém não se arrependa do que fez, então, e somente então, você deve cortar qualquer contato com ele.

Isso significa que você precisará liberar quaisquer idéias de dívida ou conexão com eles, bem como a ordem de não ter contato com eles. É uma separação sem malícia para a proteção de sua própria alma, bem como para a unidade do corpo da igreja. Novamente, isso não é uma permissão para malícia ou expectativa de vingança. É para proteção até o momento em que a pessoa se arrependa e peça perdão.

 

Como perdoamos alguém?

Não existe uma fórmula mágica que nos permita perdoar. Devemos estabelecer isso como uma meta e continuar a nos esforçar para alcançá-la. Um bom lugar para começar é como a Bíblia nos diz para lembrar que a outra pessoa é tão culpada de pecado quanto nós ( Efésios 4:32 ; Colossenses 3: 12-13 ). Nosso pecado nos separa de Deus e saber disso pode nos dar uma perspectiva melhor.

Talvez uma boa maneira de começar a perdoar alguém seja orar para que Deus permita que você os veja como ELE os vê. Lembre-se de que Jesus os amava o suficiente para morrer por eles e por você. Deixe Deus quebrar seu coração por eles e, assim, curá-lo de sua ferida de suas mãos. Não estou sugerindo que você deva fazer isso de uma forma que permita que você esteja em um relacionamento abusivo ou crie uma situação insegura para seus filhos (como pode acontecer). Se esse tipo de coisa continuar, o ofensor não se arrependeu e a regra sobre a rescisão deve ser aplicada. Deus não criou você ou qualquer outra pessoa para sofrer o abuso de outra pessoa.

Se você está errado, como busca e aceita o perdão ? Mateus 5: 23-24 diz o seguinte: “Portanto, se estiveres oferecendo a tua oferta no altar e aí te lembrares que teu irmão tem algo contra ti,   deixa a tua oferta ali diante do altar e vai. Primeiro reconcilie-se com o seu irmão e depois venha e ofereça o seu presente. ” Deus deseja que você tenha relacionamentos claros e honestos aqui na terra. Para buscar perdão, você deve confessar o mais gentilmente possível sua ofensa à pessoa que ofendeu e compartilhar com ela que você não fará mais isso. Quando eles entenderem isso, peça desculpas e pergunte se eles o perdoariam.

Não estou prometendo que isso acontecerá instantaneamente; a cura pode levar algum tempo, dependendo de qual foi a ofensa e do quanto alguém foi ferido por ela. Nossos amigos dos Alcoólicos Anônimos recomendam, como parte da busca pelo perdão, que nos certifiquemos de que, ao buscar o perdão, não causaremos mais danos a alguém. Pode levar algum tempo até que seja sábio pedir perdão a alguém ou você pode piorar a situação. Durante sua espera, ore a Deus pela oportunidade de cura e restauração.

O perdão, embora não seja fácil, é necessário. Sem sermos capazes de perdoar, eliminamos nossa capacidade de ser perdoados. O próprio Deus até corta o caminho do perdão se o cortarmos de outra pessoa. Se você deseja ser tudo o que Deus o criou para ser, você precisa estar disposto a entrar no diálogo que traz o perdão

 Larry White

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores