Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

A armadilha mortal de agradar às pessoas e como evitá-la

 

Quando eu estava no colégio, lembro-me de ser tão inseguro e com medo do que as pessoas pensavam de mim que ficava nervoso só de andar pelo refeitório. Muitas vezes, ao longo dos anos, lutei com o que as pessoas pensam de mim.

Eles gostam de mim?

Eles não gostam de mim?

Como está minha roupa e meu cabelo?

Sou engraçado ou chato?

Os pensamentos brincavam em minha cabeça sem parar, como a torneira pingando que não deixa ninguém em paz. Posso me relacionar com as ações de Saul em 1 Samuel 15 , infelizmente. Mas, felizmente, também posso "não me relacionar" com ele porque Deus tem me ajudado ao longo dos anos a me importar menos com o que os outros pensam e mais com o que Ele pensa. Saul perdeu aquele.

Desobediência por medo dos outros

Neste capítulo, Deus ordena a Saul (por meio de Samuel) que batalhe e derrote os amalequitas. E não apenas derrotá-los, mas aniquilá-los. Tipo, mate cada ser humano e gado daquela nação. No centro disso, Deus deseja remover qualquer vestígio de uma nação ímpia. De volta a Gênesis 17 , na famosa cena em que Aarão e Hur erguem os braços de Moisés durante uma batalha, os amalequitas lutam contra Israel. Embora Israel vença, Deus declara naquela época que removerá os amalequitas da Terra. Deus sempre faz o que declara fazer.

Voltando a 1 Samuel 15 , Saul e a nação de Israel vão para a batalha contra os amalequitas e eles vencem! No entanto, "Saul e o exército" poupam a vida do rei e mantêm o melhor gado. Nos próximos versículos após este, lembro por que Samuel é uma das minhas pessoas favoritas na Bíblia.

As escrituras dizem que Samuel clamou ao Senhor a noite toda porque Deus diz que se arrepende de ter feito Saul rei. Quero ser como Samuel, que fica acordado a noite toda para interceder e clamar a Deus. Ter esse tipo de determinação, perseverança, humildade e relacionamento com Deus. Uma intimidade crua que se sobrepõe a si mesmo.

No dia seguinte, Samuel vai encontrar Saul, que ironicamente está construindo um altar ao Senhor. Veja, Saul pensa que ele fez bem por Deus. Ele pensa que foi obediente. No entanto, Samuel o confronta com sua óbvia desobediência, por não ter matado o rei e o gado. É uma verdade poderosa: obediência parcial ainda é desobediência. Saul não cumpriu totalmente a ordem de Deus e, portanto, é considerado desobediente.

Agora é aqui que entra a armadilha mortal:

“Pequei, pois transgredi o mandamento do Senhor e as tuas palavras, porque temi o povo e obedeci à sua voz” (v. 24.)

Estou tão convencido por isso! A desobediência de Saul pode ser atribuída ao seu desejo de agradar aos homens acima de Deus. É um exemplo poderoso do que pode levar a um profundo desejo pela aprovação dos homens. Importar-se com o que as pessoas pensam, especialmente acima do que Deus pensa, leva à desobediência.

Como evitar essa armadilha? Lute contra o desejo de cuidar! Parece muito simples, mas vago, mas não é! Você recebeu uma bússola moral e, como cristão, tem o Espírito Santo habitando em você. Provavelmente, você sabe quando algo está errado ou não. E quando você sentir que algo está errado, não faça isso! Mesmo se as pessoas estiverem direcionando você para a coisa errada.

Lute contra a necessidade de se preocupar com o que as pessoas pensam de você. Você faz isso encontrando conforto e segurança em seu Pai Celestial, que aumenta à medida que você passa mais tempo com ele. O que ele pensa e deseja é o que realmente importa.



Brittany Rust

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores