Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Irineu: neto espiritual de João

 Irineu nasceu entre 115 e 125 DC, em Smyrna (atual Izmir, na Turquia). Irineu freqüentemente ouvia o velho Policarpo pregar. Policarpo era um associado íntimo do apóstolo João, e Irineu valorizava essa conexão íntima com uma testemunha ocular do tempo de Cristo na terra.

Diane Severance, Ph.D.
Irineu: neto espiritual de João

Você já pensou em como a Igreja de Jesus Cristo é realmente uma instituição ou comunhão incrível Nos últimos 2.000 anos, inúmeras organizações, governos, monarquias e impérios surgiram e desapareceram. Mas a Igreja, de geração em geração, século em século, até milênio em milênio, continuou e cresceu. Não foi fácil.

Houve ocasiões em que sua própria existência foi gravemente ameaçada por inimigos externos. Outras vezes, o perigo mortal surgiu de falsos ensinamentos de dentro das fileiras. A igreja só é verdadeiramente a igreja quando é fiel ao núcleo central do ensino transmitido por Jesus e seus apóstolos. Desde o início, alguns enganaram a igreja com heresias, falsos ensinos que minam o Evangelho. O que é tão interessante é que as mesmas velhas heresias continuam reaparecendo. Séculos depois, podemos encontrar esses ensinamentos desviantes simplesmente revestidos de uma terminologia mais moderna. Os defensores da fé sempre tiveram que se manifestar para expor os ensinos heréticos e ajudar o povo do Senhor a discernir a verdade do erro.

Quando Irineu tinha cerca de quarenta ou cinquenta anos, Policarpo o enviou a Lyon, na Gália, hoje França, para ajudar o idoso Pothinus a espalhar o evangelho de Cristo ali. Irineu patrocinou uma grande atividade missionária na França, mas também testemunhou as furiosas perseguições dos pagãos aos cristãos. lá. (Veja a edição anterior, Glimpses # 51, para detalhes das torturas bárbaras sofridas pelos crentes lá no ano 177). Foi Irineu quem provavelmente escreveu o comovente relato dos mártires de Lyon e Vienne, incluindo a notável história de Blandina. O bispo Pothinus, de 92 anos, estava entre os mártires de Lyon, e Irineu se tornou bispo em seu lugar. Alguns relatos dizem que Irineu foi morto em perseguições contra os cristãos vinte e cinco anos depois. No entanto, isso é incerto e não sabemos exatamente como ou quando Irineu morreu.

Especulações gnósticas
Os gnósticos ensinaram um dualismo no universo e no próprio Deus. Marcião, por exemplo, acreditava que o Deus criador cruel do Antigo Testamento havia trazido o mal ao mundo e era totalmente distinto do Deus misericordioso do Novo Testamento. Marcião e outros gnósticos também acreditavam que a matéria e o mundo físico eram maus, enquanto o mundo espiritual era bom. Irineu se opôs ao dualismo gnóstico com a doutrina bíblica da criação. Houve um Deus que criou o céu, a terra e todas as coisas nela. A criação foi boa e o mal só aconteceu por causa do pecado e da rebelião do homem. O Antigo e o Novo Testamento juntos revelaram a unidade do plano de salvação de Deus. Deus estava trabalhando na história para trazer a redenção do homem e de seu mundo. O mundo físico e material não era mau em si mesmo. A ressurreição do corpo físico era parte da esperança cristã que contradizia as teorias gnósticas.

The Elite, "Inside Track" para Deus
Os gnósticos alegaram que eles tinham ensinos e escritos secretos dos apóstolos não abertos e disponíveis para as massas. Irineu rebateu dizendo que a verdade das Escrituras foi autenticada pelas igrejas estabelecidas pelos apóstolos. A tradição de interpretar as Escrituras nas igrejas estabelecidas pelos apóstolos era a norma para interpretar as Escrituras e determinar a fé apostólica. Esse ensino era público e aberto, não secreto. Heresia era qualquer opinião que contradisse e subvertesse essa fé apostólica.

A criação de Deus é boa!
Se, como ensinavam os gnósticos, o corpo físico era mau e não podia ser salvo, então "o Senhor não nos redimiu com seu sangue, nem o cálice da eucaristia é a comunhão de seu sangue, nem o pão que partimos a comunhão de seu corpo. " Ao atacar o erro com as Escrituras, Irineu chegou a uma compreensão maior da verdade. Ele resumiu essa verdade em uma Regra de Fé que declarou a fé dos cristãos em todos os tempos.

Não esquecido
Se você acha que o gnosticismo acabou na era da igreja primitiva, pense novamente. Novas formas de gnosticismo ainda estão sendo propagadas hoje em várias expressões do movimento da "Nova Era".

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG do Prof.. Pr. Barros Pinheiro

Seguidores