Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

domingo, 31 de janeiro de 2021

Terrivelmente orgulhoso


 A Presunção de infidelidade do  rei Uzias da Bíblia


Quem era Uzias na Bíblia? 

Em algum momento, no entanto, Uzias perdeu de vista Deus como o verdadeiro Rei e se colocou no trono. Com orgulho, ele se via como um governante com o poder de fazer o que quisesse, mesmo que isso significasse quebrar a lei de Deus.

Quem era Uzias na Bíblia? Reivindique a fama: Uzias fez muitas grandes obras públicas enquanto seguia o Senhor seu Deus

Pior traição: Ele desobedeceu a Deus ao usurpar o papel dos sacerdotes no templo

Os primeiros 16 anos de Uzias

A Escritura não nos diz muito sobre a infância ou o início da adolescência de Uzias. Isto é, exceto por quatro fatos rápidos, mas importantes.

Primeiro, o avô de Uzias, Joás, o oitavo monarca, foi assassinado quando Uzias tinha 10 anos.

Em segundo lugar, o pai de Uzias, Amazias, o nono monarca sobre o Reino de Judá, foi assassinado quando Uzias tinha 40 anos.

Terceiro, a mãe de Uzias era Jekoliah “de Jerusalém” ( 2 Reis 15: 2 ; 2 Crônicas 26: 3 ).

Quarto, como muitos outros nos tempos bíblicos, Uzias também tinha um segundo nome, Azarias. O último é usado apenas em 2 Reis, que usa Azarias e Uzias de forma intercambiável.

Próximos 24 anos de Uzias

As escrituras deixam claro que Uzias se tornou rei aos 16 anos. Não está claro, entretanto, por que seu pai, Amazias, se sentiu compelido a tornar Uzias seu co-regente.

Pode ter sido um bom orgulho de seu filho mais velho. Também pode ter sido uma tentativa de evitar a ameaça real de assassinato na capital de Judá, Jerusalém.

Com Uzias no trono, Amazias poderia viajar e eventualmente morar longe de Jerusalém. A manobra aparentemente funcionou por muitos e muitos anos.

Finalmente, porém, os assassinos encontraram Amazias em Laquis, a 40 quilômetros de distância, assassinaram-no e trouxeram seu corpo de volta a Jerusalém para o enterro.

Próximos 16 anos de Uzias

Aos 40 anos, Uzias se tornou o único monarca sobre o Reino de Judá.

Trabalho número um? Evite o assassinato! Trabalho número dois? Acorde todos os dias com o compromisso de servir ao Soberano supremo de Judá, o Senhor Deus, Criador e Criador do céu e da terra.

É incrível o que Uzias realizou com a bênção do Senhor. Você ainda pode ver algumas de suas obras públicas fenomenais em Jerusalém até hoje.

Claro, incontáveis ​​centenas ou milhares de homens fizeram todo o trabalho duro e pesado. E seus trabalhos foram bem-sucedidos graças às bênçãos de Deus.

Então Uzias cometeu o erro clássico de ceder ao orgulho de pensar, de maneira totalmente errada: "Veja tudo o que fiz!"

Últimos 12 anos de Uzias

Aos 56 anos, Uzias foi forçado a tornar seu filho mais velho, Jotão, co-regente e monarca de fato sobre o Reino de Judá.

Por quê? Uzias ficou terrivelmente orgulhoso. Tão orgulhoso que queimou incenso para o Senhor como se fosse um sacerdote. “O orgulho foi sua queda”, de fato.

Quando repreendido pelo sumo sacerdote e outros sacerdotes importantes, Uzias ficou furioso. Então o Senhor feriu Uzias com lepra. Poucos julgamentos temporais de Deus são piores.

O que a Bíblia chama de lepra abrange uma ampla gama de condições horríveis, não apenas a lepra em que pensamos hoje.

Nos tempos antigos, qualquer condição desse tipo tornava você leproso ... intocável. Você perdeu de forma instantânea e permanente seu cônjuge, família, casa e a bênção e o bem-estar de todas as outras pessoas que conhecia e amava.

Daquele momento em diante, e pelo resto de seus dias, você foi um exilado doentio. Por fim, você ficou desfigurado e horrível ... o morto-vivo.

Pior ainda? Não há registro de Uzias se arrependendo com humildade e sinceridade perante o Senhor.

Doze anos depois, Uzias morreu ... sozinho. Além do mais, seu corpo não recebeu um enterro real.

Ao contrário de Uzias, que você e eu humildemente mantenhamos o Senhor como Rei de nossos corações e vidas.

Relevância de Uzias

Em uma velha história, um pescador encontrou um peixe mágico que concedia desejos. O pescador tinha uma esposa que desejava maiores e melhores posses e poder até que se desejou imperadora do mundo.

Quando ela então exigiu ser feita senhor do sol e da lua, o pescador e sua esposa encontraram-se mais uma vez em sua cabana miserável.

Como a lendária esposa do pescador, o rei Uzias teve grande sucesso e poder. Isso até que seu próprio orgulho o fez desabar.

A fama e o poder de Uzias, suas fazendas produtivas e o exército altamente treinado e equipado não vieram de desejos. O próprio Deus deu a Uzias um sucesso maravilhoso enquanto ele buscou ao Senhor.

Em algum momento, no entanto,  a Presunção de infidelidade de Uzias perdeu de vista Deus como o verdadeiro Rei e se colocou no trono. Com orgulho, ele se via como um governante com o poder de fazer o que quisesse, mesmo que isso significasse quebrar a lei de Deus.

Deus ordenou que apenas os sacerdotes oferecessem incenso no templo, mas Uzias, como rei do universo em sua própria mente, não sentia mais que as regras de Deus se aplicavam a ele.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” ( Provérbios 9:10 NLT). Temer a Deus é viver com Ele como Rei. Orgulho é viver comigo mesmo como rei.

Nenhum de nós pode assumir o papel de Deus como Rei de nossas vidas por muito tempo. Como Uzias aprendeu, o orgulho precede uma queda muito grande. Deus o feriu com lepra, e Uzias viveu o resto de seus dias excluído de seu próprio palácio e do templo do Senhor.

Felizmente, o filho mais velho e co-regente de Uzias, Jotão, não repetiu os pecados terríveis de seu pai. Como Jotão, que você e eu possamos desfrutar humildemente de tudo o que o Senhor nos dá e mantê-lo no trono de nossos corações.

Escrituras sobre Uzias  -Conforme observado acima, 2 Reis usa Uzias e seu segundo nome, Azarias, alternadamente. Depois de anunciar em 2 Reis 4:21 que ele se tornou rei, um breve resumo da vida e do reinado de Azarias aparece em 2 Reis 15: 1-7 .No restante desse capítulo, ele é mencionado acidentalmente mais oito vezes, metade como Azarias e metade como Uzias.Aprendemos muito mais sobre Uzias em 2 Crônicas 26 (o capítulo inteiro) e o fato de que Jotão o sucedeu em 2 Crônicas 27: 2 . Essa não é a última vez que lemos sobre Uzias.

Seu nome aparece como um marco histórico em Isaías 1: 1 , Isaías 6: 1 e Isaías 7: 1 .

Uzias é mencionado em Oséias 1: 1 , Amós 1: 1 e Zacarias 15: 5 (terremoto). Finalmente, Uzias é mencionado em Mateus 1: 8-9 (como um antepassado de Jesus Cristo ).

  

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores