Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

A Justiça própria é um tirano.

 

 A única saída é por meio de Cristo; Só ele é a resposta. 



“Eis o homem que não tomava a Deus por seu refúgio! Porquanto, depositava sua fé em suas muitas riquezas e, assim, tornou-se poderoso por seus crimes”. Sl 52. 7

A justiça própria é um perigo que pode encontrar um lugar de descanso na casa de Deus entre o povo de Deus. Ela pode ser encontrada no ministério, no púlpito e na congregação. Ela só pode descansar em um ambiente onde é cultivado e depois mimado.

 

A justiça própria pode ser definida como a confiança na própria justiça. Isso deixa a pessoa com uma sensação de presunção e superioridade. Quando está misturado com orgulho, torna-se ainda mais miserável. Para expressar os perigos da hipocrisia, gostaria de examinar a vida de várias pessoas, para mostrar o perigo inato que ela representa.

 

Homem orgulhoso apontando para si mesmo

Satan - nosso inimigo original

 

Desde o início, encontramos nosso arquiinimigo Satanás. Ele estava cheio de um orgulho que não podia ser contido. Sua atitude hipócrita o levou a ser banido das alturas celestiais de que outrora desfrutara.

Lemos sobre ele:  “Você foi ungido como querubim da guarda, pois assim o ordenei. Você estava no monte santo de Deus; você caminhou entre as pedras de fogo. Você foi irrepreensível em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que a maldade foi encontrada em você. (…) Seu coração ficou orgulhoso por causa de sua beleza e você corrompeu sua sabedoria por causa de seu esplendor. Então eu joguei você na terra; Eu te fiz um espetáculo diante dos reis ”( Ezequiel 28: 14-15 , 17).

No entanto, não termina aí; lemos mais sobre ele:  “Como caíste do céu , estrela da manhã, filha da alva! Você foi lançado por terra, você que uma vez derrubou as nações! Disseste em teu coração: 'Subirei aos céus; Vou erguer meu trono acima das estrelas de Deus; Sentarei-me entronizado no monte da assembléia, nas alturas mais altas do monte Zafon. Eu subirei acima do topo das nuvens; Farei-me semelhante ao Altíssimo '”( Isaías 14: 12-14 ).

 

Com isso, aprendemos que a justiça própria é atemporal. Antes que o tempo existisse, o orgulho e a justiça própria existiam. Não importa quem você seja ou quando você for, a justiça própria pode agarrá-lo onde você está. O tipo de autojustiça de Satanás é excessivamente distorcido porque ele não se importa. Não importa para ele que não esteja certo; para ele, ele não só está certo no que faz, mas é justificado.

 

Justiça própria é um tirano

Veremos a seguir um líder religioso. Talvez você não ache que há justiça própria em alguém assim, mas, de todos os que estão envolvidos nisso, aqueles que são religiosos são os mais propensos a ela.

“Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam todos os outros, Jesus contou esta parábola: 'Dois homens subiram ao templo para orar, um fariseu e o outro cobrador de impostos. O fariseu ficou sozinho e orou: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como as outras pessoas - ladrões, malfeitores, adúlteros - nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou um décimo de tudo que recebo. ' Mas o cobrador de impostos manteve-se à distância. Ele nem mesmo olhou para o céu , mas bateu no peito e disse: 'Deus, tem misericórdia de mim, um pecador.' Digo-lhes que este homem, ao invés do outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois todos os que se exaltam serão humilhados, e os que se humilham serão exaltados ”( Lucas 18: 9-14 ).

 

Conhecemos bem a história. Este fariseu, orando consigo mesmo ,  acreditava que não era como ninguém, porque era melhor. Ao ler, você quase pode sentir o cheiro do lodo de sua condição miserável. Essa atitude tomou conta de  sua vida; era quem ele era.  A partir daqui, aprendemos que a justiça própria é um tirano . Ela domina, devora e engana. Aqui estava um homem que acreditava literalmente que suas muitas ações o tornavam muitas vezes melhor do que o pobre homem ao lado dele que foi para casa justificado em vez de si mesmo.

Justiça própria é um ladrão

A seguir, gostaria de me concentrar em dois homens diferentes que procuraram ajuda; um encontrou, mas quase não aceitou; o outro o encontrou e se afastou dela.

Naamã era comandante do exército sírio. As escrituras dizem que ele foi um bravo guerreiro, mas tinha lepra. Pegamos a história em parte aqui:  “Agora, bandos de invasores de Aram haviam saído e levado cativa uma jovem de Israel, que servia à esposa de Naamã. Ela disse à sua senhora: 'Se ao menos o meu amo visse o profeta que está em Samaria! Ele o curaria de sua lepra '”( 2 Reis 5: 2-3 ).

Deus deu a Naamã a resposta para o que ele precisava. Por meio de uma série de eventos, depois que uma carta foi escrita, Naamã vai à casa do profeta para encontrá-lo, mas é encontrado lá por um mensageiro. Nós lemos:

“Eliseu enviou um mensageiro para dizer-lhe: 'Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada e tu serás purificado'. Mas Naamã foi embora zangado e disse: 'Pensei que ele certamente viria a mim e se levantaria e invocaria o nome do Senhor seu Deus, acenaria com a mão sobre a mancha e me curaria da minha lepra. Não são Abana e Farpar, os rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Eu não poderia lavar com eles e ser limpo? ' Então ele se virou e saiu furioso. Os servos de Naamã foram até ele e disseram: 'Meu pai, se o profeta lhe tivesse dito para fazer alguma coisa grande, você não teria feito? Quanto mais, então, quando ele lhe diz: 'Lave e seja purificado'! Então ele desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, como o homem de Deus lhe havia dito,2 Reis 5: 10-14 ).

Naamã quase não recebeu o que precisava por causa do orgulho e de uma atitude hipócrita. Ele pensava que, por causa de sua posição, isso lhe concedia um tratamento especial por parte do profeta. Vemos aqui que a justiça própria é um ladrão. Isso vai roubar de você o que você mais precisa.

 

Infelizmente, este foi o caso do jovem governante rico em Mateus 19: 16-24 . Seu orgulho, presunção e atitude hipócrita, ou seja, acreditar que ele tinha o que precisava, roubaram-lhe a vida eterna de que ele tanto precisava. Jesus finalmente revelou a ele que o que ele tinha era mais importante para ele do que o que ele disse que precisava.

 

Fugindo desta armadilha

 

Antes de ser salvo aos quinze anos, eu mesmo fui quase uma vítima do ladrão da justiça própria. Naquela idade, eu achava que estava bem do jeito que estava. Depois de ouvir o evangelho pela primeira vez, eu tinha certeza de que eu era não um pecador.  

Quantos pessoas Presumi  em seu próprio coração que não precisam  de Jesus; que é bom para os outros e não faz mau a ninguém.  O que na verdade são  é vítima do ladrão da justiça própria o orgulho  é uma armadilha destinada a  manter o homem  escravo e  cativeiro do pecado e do engano . A única saída é por meio de Cristo; Só ele é a resposta. Quando nos rendemos à Sua justiça, nossa justiça própria cairá sob Sua graça. Amém!

 



0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores