Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

quinta-feira, 1 de junho de 2023

5 princípios para resgatar uma igreja doente


Às vezes temos que matricular a escola inteira na primeira série e começar tudo de novo.

Certa vez, quando tive um problema de ouvido, o otorrinolaringologista prescreveu, entre outras coisas, um frasco de comprimidos com orientações inusitadas: “Tome 6 por dia nos primeiros 4 dias, 5 no 5º dia, 4 no 6º dia , 3 no 7º dia, 2 no 8º dia e 1 no 9º dia. ”

Aparentemente, alguns medicamentos não devem ser reduzidos abruptamente.

Enquanto algumas doenças respondem a tratamentos simples de uma etapa, outras requerem semanas, meses e até anos de medicamentos e aplicações. Nesses casos, a repetição regular por longos períodos é necessária para a cura.

Agora, pegue a igreja doente ...

A igreja enferma não ficou assim da noite para o dia. Freqüentemente, igrejas anêmicas e em dificuldades resultam de ensinamentos prejudiciais à saúde de líderes distorcidos. Em muitos casos, os professores semearam uma doutrina predileta e omitiram completamente os princípios básicos de uma vida cristã sólida como indignos deles.

Pois embora a esta altura vocês devam ser professores, você precisa de alguém para te ensinar novamente o ABC da fé cristã. (Paráfrase de Hebreus 5:12).

Os princípios elementares. Cristianismo básico. O tipo de coisa que deveríamos ter aprendido em uma classe para novos membros.

Às vezes, ao tentar ajudar uma congregação doentia, precisamos matricular todos na primeira série (Cuidado: Não diga a eles que você está fazendo isso. Ser doentio significa que a maioria não aceitaria tais notícias).

1. Jesus é o Senhor.

Não existe nada mais básico do que isso. “ Confesse com a tua boca o Senhor Jesus ” ( Romanos 10: 9 ). " Deus fez deste mesmo Jesus ... Senhor e Cristo " ( Atos 2:36 ).

Então qual é o problema? As pessoas nos bancos balançam a cabeça e concordam, até mesmo emitindo um suave “amém”.

Não é confessar Jesus como Senhor que é o problema; é vivê-lo em nossas vidas diárias. Jesus disse: " Por que você me chama de 'Senhor, Senhor', e não faz as coisas que eu mando?" Lucas 6:46 ).

Nós O chamamos de 'Senhor ”e seguimos nossos próprios caminhos, então temos a ousadia de dizer que somos Cristãos. Líderes mal orientados fizeram isso com nosso povo. Eles foram ensinados a “orar do pecador oração ”, mas não para se tornarem discípulos. Eles foram instruídos a receber Jesus, mas sem se renderem a ele.

Os rolos de nossa igreja estão transbordando de nomes de membros ausentes que acreditam cegamente que, tendo feito uma oração e recebido o batismo, mas nada mais, sua salvação foi decidida para sempre.

No Julgamento, alguns membros da igreja muito surpresos ficarão furiosos com os líderes espirituais que os enganaram. Obediência é tudo.

Jesus disse: “ Se sabes estas coisas, bem-aventurado és se as fizeres” ( João 13:17 ). A bênção vem por obedecer, nem mesmo por crer na Palavra. Obedecer e “fazer” a Palavra de Deus traz a bênção, não saber, amar, aprender, memorizar, compartilhar ou pregar sozinho.

Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus ( Mateus 7:21 ).

Apenas faça.

Paulo disse aos crentes de Corinto: “ Para isso vos escrevi, para saber se vós sois provados, se sois obedientes em tudo” ( 2 Coríntios 2: 9 ).

Qualquer um pode professar  em Jesus; é na demonstração que mostramos de que lado estamos. Tiago disse: " Eu mostrarei a você a minha fé pelas minhas obras" (2:18). O que suas obras dizem de sua fé?

2. A Igreja pertence a Jesus.

Eu disse que isso era básico. Escrituras como Mateus 16:18 e Atos 20:28 e Efésios 5:25 enfatizam esse ponto.

Então qual é o problema?

Muitas igrejas doentias são afligidas por membros - alguns deles em liderança - que pensam porque são mais antigos ou ocupam um cargo ou carregam as chaves ou porque seu nome está na placa na frente que a igreja pertence a eles.

“Meu avô começou esta igreja.” “Minha família está aqui há gerações. Nós persistimos quando todos os outros partiram. ” “Pagamos o preço, devemos ser nós a decidir.” “Os pregadores vêm e vão, mas nós somos a igreja”.

“Não sou um ditador, sou o único tater”, ouvi um pastor dizer.

É a igreja de Jesus e Ele a quer de volta. Nossa única pergunta - a única pergunta válida! - é "Senhor, o que você quer que façamos com a sua igreja?"

Vou lhe contar um segredo: tudo o que você faz pela igreja (ou “para” ela), Jesus leva para o lado pessoal. Isso é surpreendente. Abençoe a igreja e você está abençoando Jesus. Machuque a igreja - ataque-a, divida-a, enfraqueça-a, retire-se dela - e você feriu o próprio Senhor (ver Mateus 25:40 , 45; Hebreus 6:10 ; e particularmente Atos 22: 7-8 ).

Mesmo assim, alguns que irão para o céu serão chamados a prestar contas pelo que fizeram Sua igreja passar neste mundo.

Um pastor piedoso se sentirá liberado por saber que esta é a igreja de Jesus e é Ele quem manda. Isso tira um fardo incrível dele.

3. O amor é algo que você faz.

Em nossa carne - e os membros atrofiados e imaturos da igreja não são nada se não carnais - amamos as pessoas que são amáveis ​​e freqüentemente fazemos coisas de amor para aqueles que merecem. Mas isso não é amor cristão. Na verdade, esse é o próprio comportamento dos ímpios (veja Mateus 5: 43-48 ).

Lucas 6: 27-38 cobre o mesmo terreno que Mateus 5: 43-48 , mas entra em maiores detalhes. É o padrão ouro para o ensino de Jesus sobre o amor cristão. O cerne do comando é este: Mas eu digo a vocês que ouvem, amem seus inimigos. Faça o bem ... abençoe ... ore ... e dê.

Biblicamente, o amor não é uma emoção, mas uma ação. Em todos os casos nas Escrituras, onde somos ordenados a amar (Deus, nosso próximo, uns aos outros, etc.), o que o Senhor está exigindo não é um sentimento, mas uma ação. Fazemos coisas amorosas ou o que fazemos não se qualifica como amor. Eu sugiro que você faça uma pausa e deixe isso penetrar.

Quando nosso Senhor falou de pessoas que O amam, Ele definiu em termos de obedecê-Lo, de “guardar meus mandamentos”. Veja seis vezes no Discurso do Cenáculo: João 14:15 , 21, 23, 24 e 15: 10,14.

As atividades amorosas ordenadas em Lucas 6: 27-38 - fazer o bem, abençoar, orar, dar - são os quatro atos de amor mais básicos. Fazemos isso com todos, seja um namorado, um neto, um vizinho ou um membro da igreja. Na maioria dos casos, faremos mais do que isso. Mas em relação ao inimigo - alguém que nos odeia, nos ameaça, nos maltrata e nos amaldiçoa - devemos agir dessa maneira.

Quando amamos o que não é adorável dessa forma, muitos resultados surpreendentes se seguem: o perpetrador fica pasmo com o que fazemos, o Senhor é glorificado, o diabo fica furioso e nós somos abençoados. O mundo que está assistindo tem a chance de ver o cristianismo em ação, outros crentes são incentivados e o testemunho da igreja é intensificado.

Uma das melhores coisas que pode acontecer a um discípulo de Jesus é ser caluniado ou atacado injustamente. Recebemos uma oportunidade de ouro (e rara) em uma bandeja de prata. Este é o nosso momento de provar nosso discipulado, de dar o testemunho mais forte possível de Cristo, de falar aos perdidos como nada mais.

O povo de Deus deve ser ensinado e ensinado novamente que as pessoas dentro e fora da igreja freqüentemente agirão de maneiras não cristãs, e devemos reagir a eles com amor. Eles devem ser ensinados a esperar maus tratos ocasionais como parte do plano de Deus para demonstrar ao mundo a diferença que Cristo faz.

Esta lição não será aprendida com o pastor carnal. Mas continue assim. Aqueles que amam Jesus (Ele os chamou de “vocês que ouvem”) acabarão vendo.

Cuidado: O crente imaturo às vezes dirá: “Bem, se meu coração não estiver nisso, seria hipócrita fazer coisas de amor a alguém”. Resposta: “Não, não é falso, mas  . Você está obedecendo ao Senhor, não às suas emoções. ”

O povo de Deus deve ser ensinado a resgatar suas vidas espirituais, sua obediência a Cristo, da escravidão às suas emoções.

4. Se você não gosta de mudanças, terá problemas com Jesus.

O Deus vivo parece ter um baixo limiar de tédio. Ele não faz nada da mesma maneira duas vezes. As listras nas zebras e tigres, as manchas nos leopardos e chitas, dizem, são distintas para cada animal. Impressões digitais humanas, impressões de voz e padrões de espirais de cabelo são todos únicos. Flocos de neve.

Mesmo assim, em nossa mesquinhez, exigimos que o Senhor congele hoje e mantenha as coisas como estão porque gostamos das coisas assim.

Ele não vai jogar esse jogo.

Eis que faço novas todas as coisas ( Apocalipse 21: 5 ).

Viver é crescer, e crescimento é mudança. “ Mas todos nós ... contemplando como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, assim como pelo Espírito do Senhor” ( 2 Coríntios 3:18 ).

O problema é que gostamos das coisas do jeito que sempre foram. O Senhor entende essa faceta da personalidade humana. “ Ninguém que bebeu vinho velho imediatamente deseja o novo, disse Jesus. Pois ele diz: 'O velho é melhor'” ( Lucas 5:39 ).

Ele entende isso, mas Ele não cede a isso. Nem os líderes da igreja.

Deus não gosta de continuar fazendo o que fez ontem. Suas misericórdias são novas a cada manhã e, ao que parece, também são Seus instintos criativos.

Repetidamente nas Escrituras, somos instruídos a "cantar ao Senhor uma nova canção". Tanto para todos os velhinhos dourados. Evidentemente, Ele se cansa deles. Eu sei que eu faço. Após a vigésima repetição, a letra tende a perder força.

Os tradicionalistas dizem que não gostam de refrões e só querem hinos. Agora, eu entendo isso e adoro os grandes e antigos hinos. Mas muitos dos refrões mais recentes de hoje são tão ricos em verdades bíblicas quanto qualquer coisa que Martinho Lutero ou Isaac Watts já escreveram.

O pastor sábio de uma igreja doente se moverá lentamente nesta área, particularmente até que ele saiba que as pessoas estão respondendo ao seu ensino e estão prontas para ser mais receptivas à 

5. O segredo para a força e unidade cristã é encontrada na submissão.

Submeter-se uns aos outros no temor de Deus ( Efésios 5:21 ).

Submeter significa ceder a outro. Você e eu discordamos sobre alguma questão e, a menos que a questão seja um grande rompimento com questões-chave em jogo, o mais forte cede ao mais fraco.

Não perca isso. Só o forte pode ceder. O fraco vai cravar os calcanhares e se recusar a ceder. É preciso força para se humilhar e muita força para se submeter a alguém mais fraco do que ele.

Esse é o reverso das estratégias humanas, com certeza. Nada de novo nisso; 99 por cento do que o Senhor requer de nós é exatamente o oposto do que o mundo faria. Ganhamos nossa vida perdendo-a; tornamo-nos grandes servindo; vivemos morrendo.

Pois eu digo, pela graça que me foi dada, a todos os que estão entre vocês, que não se considerem mais altamente do que deveriam, mas pensem com sobriedade, pois Deus distribuiu a cada um uma medida de  ( Romanos 12: 3 ).

Em humildade de espírito, cada um estime os outros mais do que a si mesmo ( Filipenses 2: 3 ).

Isso é o que os servos fazem. Alguém quer ser servo?

Nosso Senhor enfatizou repetidamente que o caminho para a grandeza no reino é servindo. Veja Mateus 20: 25-28 (Meu favorito neste assunto, Lucas 17: 7-10 , é exclusivo do evangelho de Lucas. Sua conclusão - "nós somos servos inúteis; só temos feito o que devemos" - é a atitude que estabelece Seus servos à parte.).

Certa vez, quando nossa igreja estava em processo de trazer um novo ministro para liderar o trabalho de discipulado e educação, perguntei aos membros se eles se comprometeriam a apoiá-lo e seguir sua liderança. Um homem que não tinha me dado nada além de problemas durante os anos em que servi lá, respondeu: "Eu irei, contanto que concorde com a direção que ele está nos levando."

Estude isso por um momento. Ele seguiria a liderança do homem enquanto ele já estivesse indo nessa direção.

Mas colocar-se sob a autoridade de alguém de quem ele pode discordar? Ele não iria se obrigar a isso. (Esse homem e sua família não permaneceram conosco, mas circulavam por várias outras igrejas, aparentemente em busca do ministro perfeito, com quem ele sempre estava de acordo.)

Nosso individualismo pode ser nossa força, membro da igreja. Mas também é nossa fraqueza. Temos “cada um feito o seu caminho” ( Isaías 53: 6 ), e isso enfraqueceu gravemente a obra do Senhor em nosso mundo.

A unidade é um fator importante na eficácia de qualquer programa ou ministério. A desunião interrompe uma obra em seu caminho.

"Esforçando-se para manter a unidade do Espírito no vínculo da paz", é como Paulo expressou nosso desafio ( Efésios 4: 3 ).

Antes de Sua prisão e crucificação, nosso Senhor disse ao Pai: " Eu oro ... que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que também eles sejam um em nós, para que o mundo pode acreditar que me enviaste " ( João 17: 20-21 ).

O mundo não vai acreditar em Jesus pelo testemunho de uma igreja dividida.

A chave para a unidade é amar e obedecer aos discípulos que de bom grado abrem mão de seus direitos ao seu caminho para o bem da obra do Senhor.

Isso é submissão .

Lento e constante

Você não resgatará aquela igreja enferma ao anoitecer, pastor. Seja constante e fiel. Continue seguindo em frente, como os veteranos costumavam dizer.

Mantenha os princípios básicos de seguir a Cristo diante de seu povo. Pregue que Jesus é o Senhor e devemos obedecê-lo e honrá-lo.

Diga a eles uma e outra vez, até que adere. Isso acontecerá com uma pessoa de cada vez, não com todos ao mesmo tempo. Portanto, incentive aqueles que estão despertando e começando a crescer. Permaneça com isso por tempo suficiente e você terá um bom corpo de crentes fiéis sobre o qual construir uma igreja saudável.

Nesse ínterim, firme como ela avança.

 


0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores