Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

sábado, 26 de dezembro de 2020

AS Boas Novas por meio de Jesus Cristo que está disponível para toda a humanidade.

 

samaritanos, que são os samaritanos, samaritanos bíblia

Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram nele por causa do testemunho da mulher: “Ele me disse tudo o que eu sempre fiz”. Quando os samaritanos vieram ter com ele, pediram-lhe que ficasse com eles, e ele ficou ali dois dias. E muitos mais acreditaram por causa de sua palavra. Eles disseram à mulher: “Não é mais por causa do que você disse que acreditamos, pois temos ouvido por nós mesmas e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”. João 4: 39-42

Quem eram os samaritanos?

Os samaritanos eram pessoas que viviam no que havia sido o Reino do Norte de Israel. A capital do reino, Samaria, ficava entre a Galiléia ao norte e a Judéia ao sul. Os samaritanos eram uma nação etnicamente misturada com herança judaica e pagã. Embora reverenciassem a Yahweh como os judeus, sua fé não era o Judaísmo comum daquela época. Eles afirmaram apenas os cinco primeiros livros da Bíblia como canônicos, considerados seu templo como o Monte Gerazim, em vez do Monte Sião em Jerusalém ( João 4:20 ).

Por causa de sua adesão imperfeita ao judaísmo e sua ancestralidade parcialmente pagã, os samaritanos eram desprezados pelos judeus comuns. Em vez de se contaminarem passando pelo território samaritano, os judeus que estavam viajando da Judéia para a Galiléia ou vice-versa cruzariam o rio Jordão, contornariam Samaria passando pela Transjordânia e cruzariam o rio novamente ao se aproximarem de seu destino. Os samaritanos também ganharam hostilidade contra os judeus ( Lucas 9: 52-53 ).

O fato de os samaritanos terem sido separados e desprezados pelos judeus os torna importantes no Novo Testamento. Jesus indicou que uma nova atitude deve ser tomada para com os samaritanos ao passar por suas cidades em vez de cruzar o Jordão para evitá-los ( Jo 4: 4-5 ), quando fala com uma mulher samaritana, contrário ao costume judaico ( Jo 4: 9 ), e quando ele disse que chegaria o tempo em que adorar em Jerusalém ou no Monte Gerazim não seria importante ( João 4: 21-24 ). Quando questionado sobre quem considerar nosso próximo, Jesus contou a história do Bom Samaritano exatamente porque os samaritanos eram desprezados.

Os apóstolos reconheceram que na Igreja os samaritanos devem ser aceitos como iguais aos judeus. Pedro e João conduziram uma missão especial em Samaria para confirmar os samaritanos que já haviam sido batizados por Filipe ( Atos 8: 14-17 ). Esta iniciação dos samaritanos foi um estágio intermediário entre a pregação do evangelho aos judeus ( Atos 2 ) e a pregação do evangelho aos gentios de sangue puro ( Atos 10 ).

Onde estava Samaria?

Samaria, como uma cidade na Bíblia, era a capital do reino do norte de Israel. Após a queda de Israel, a região de Samaria ficou na área central do que costumava ser o reino do norte. Durante a época de Jesus, Samaria estava localizada entre a Galiléia ao norte e a Judéia ao sul.

Mapa de Samaria de  Wikipedia : Reino de Israel (Samaria) em seu pico no século 7 a.C.

Mapa de Samaria, samaritanos, Bíblia de Samaria

Hoje, Samaria fica onde agora é o norte da Cisjordânia. Várias centenas de samaritanos ainda vivem em Israel e continuam a praticar sua fé centrada no Pentateuco e no Monte Gerizim.

O bom samaritano

Essa parábola é encontrada em Lucas 10: 25-37 . Um fariseu da lei questionou Jesus e perguntou o que ele deveria fazer para receber a vida eterna. Quando Jesus lhe devolveu a pergunta, ele teve que dizer que a lei afirmava que uma pessoa deveria amar a Deus e amar seu próximo como a si mesma. No entanto, o agitado fariseu quis se desculpar e perguntou: "E quem é meu vizinho?" Lucas 10:29 ).

A isso, Jesus respondeu com uma parábola. 

“Em resposta, Jesus disse:  'Um homem descia de Jerusalém a Jericó quando foi atacado por ladrões. Tiraram-lhe as roupas, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o meio morto. Acontece que um padre estava descendo a mesma estrada e, quando viu o homem, passou pelo outro lado. Da mesma forma, um levita, quando chegou ao local e o viu, passou do outro lado. Mas um samaritano, ao viajar, foi até onde o homem estava; e quando o viu, teve pena dele. Ele foi até ele e fez curativos em suas feridas, derramando óleo e vinho. Então ele colocou o homem em seu próprio burro, o levou para uma pousada e cuidou dele. No dia seguinte, ele tirou dois denários e os deu ao estalajadeiro. 'Cuide dele', disse ele, 'e quando eu voltar, vou reembolsá-lo por qualquer despesa extra que você possa ter' ” (Lucas 10: 30-35 ).

O Bom Samaritano, então, não era uma pessoa física. Ele era uma representação. O homem "religioso" queria restringir quem era o próximo e, assim, justificar-se. Em vez disso, Jesus inverteu a questão. Ele usou o contexto do ódio dos judeus pelos samaritanos para mostrar que todos eram seus vizinhos, mesmo aqueles considerados inimigos.

Jesus e a Mulher Samaria

A história da mulher samaritana começa quando Jesus está no campo da Judéia com Seus discípulos ( João 3:22 ). A passagem nos diz que Jesus teve que passar por Samaria ( João 4: 4 ) enquanto estava indo da Judéia para a Galiléia. Isso, por si só, era incomum para os judeus fazerem, já que os samaritanos eram parte judeus e parte gentios, e muito detestados por ambas as partes. 

João 4: 5-6 diz:  “Então ele chegou a uma cidade de Samaria chamada Sicar, perto do campo que Jacó dera a seu filho José. O poço de Jacob estava lá; então Jesus, cansado como estava de sua viagem, estava sentado ao lado do poço. Era cerca da hora sexta. Uma mulher de Samaria veio tirar água ... ”

Quando uma mulher samaritana veio tirar água, Jesus pediu-lhe de beber. A mulher ficou chocada. “Você é judeu e eu uma samaritana. Como você pode me pedir uma bebida? ” João 4: 9 ).

Em resposta, Jesus disse que se ela Lhe pedisse, Ele poderia dar-lhe água viva. Ela pediu água e Ele respondeu que ela deveria buscar o marido e voltar. Quando ela respondeu que não tinha marido, Ele disse: “Você tem razão quando diz que não tem marido. O fato é que você teve cinco maridos, e o homem que você tem agora não é seu marido ”( João 4: 17-18 ). Nesse ponto, a mulher percebeu que Ele devia ser algum tipo de profeta. Ela então perguntou a Ele sobre a verdadeira adoração, se era dos judeus ou dos samaritanos. 

Ele deu uma resposta inesperada: “Ainda assim, está chegando o tempo, e agora chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai no Espírito e em verdade, pois são o tipo de adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e seus adoradores devem adorar no Espírito e em verdade. ' A mulher disse: 'Eu conheço aquele Messias' (chamado Cristo ) 'está vindo. Quando ele vier, ele vai nos explicar tudo. ' Então Jesus declarou: 'Eu, aquele que vos fala - eu sou ele' ( João 4: 23-26 ).

A mulher foi contar ao povo de Samaria e, como resultado, muitos samaritanos deram ouvidos a Jesus e creram.

O que podemos aprender com os samaritanos

Desde a queda do rebelde reino do norte de Israel a uma religião idólatra mista, a um grupo de pessoas odiado pelos judeus, os samaritanos tiveram uma história difícil. No entanto, o Evangelho de Jesus Cristo trouxe esperança a Samaria. Após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, os crentes saíram por todo o mundo, trazendo as Boas Novas.

“Os dispersos pregavam a palavra aonde quer que fossem. Filipe foi a uma cidade em Samaria e proclamou o Messias lá. Quando a multidão ouviu Philip e viu os sinais que ele executou, todos eles prestaram muita atenção ao que ele disse. Pois com gritos, espíritos impuros saíram de muitos, e muitos que estavam paralisados ​​ou coxos foram curados. Portanto, houve grande alegria naquela cidade ” ( Atos 8: 4-8 ).

A história da Samaria nos lembra que não importa quem você seja ou de onde você venha, há Boas Novas por meio de Jesus Cristo que está disponível para toda a humanidade.


Catholic.com 

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores