Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

sábado, 28 de novembro de 2020

O que os salmos ensinam sobre saúde emocional

 

 

Os salmos nos dão licença para expor nossos sentimentos ao Senhor


Os Salmos são um tesouro de deleite escriturístico. Na verdade, muitas canções de adoração memoráveis são tiradas desta parte das escrituras.

 

As verdade, as comunidades monásticas ao longo dos tempos até procuraram orar através dos salmos mensalmente ou, em raras ocasiões, diariamente.

 

Os salmos tem  mais do que um recurso para canções de adoração ou textos litúrgicos, a beleza dos salmos é a articulação visceral de toda a gama de emoções humanas.

 

Da alegria à tristeza, da frustração à profunda ira, os salmos dão voz às profundas emoções da vida humana. Claro, isso torna algumas passagens difíceis de ler. Quem não se encolhe ao pensar em cabeças atiradas contra pedras? No entanto, mesmo

esses versículos difíceis são instrutivos - pois descobrimos que os salmos descrevem exatamente o que significa comunicar nossas emoções cruas, às vezes feias, ao Senhor.

 

Desta forma, ler os salmos (ou melhor ainda, orar os salmos) tem muito a nos ensinar sobre saúde emocional. Os salmos nos ajudam a descobrir como ser fiéis quando estamos cheios de emoções negativas ou desagradáveis. Existem três lições principais que os Salmos ensinam sobre saúde emocional.

Os salmos expressam como nos sentimos quando as coisas não vão bem em nossa vida.

 

Você não pode ir muito longe nos Salmos sem perceber que eles raramente são escritos em palácios de facilidade e conforto. Na verdade, o próprio segundo salmo faz referência a nações que conspiram e pessoas que conspiram em vão.

Os salmos expressam como nos sentimos quando as coisas não vão bem em nossa vida.

Muitos dos salmos articulam a luta pessoal do salmista. Essa luta pode ser por causa da presença de um inimigo, dos esquemas dos ímpios ou de um lamento geral sobre o pecado pessoal. eles muitas vezes expressam como nos sentimos quando as coisas não vão bem em nossa vida

 

Pegue os primeiros versículos do Salmo 77,

por exemplo. Ao regente do coro, ao estilo de Jedutum. Um salmo e cântico da família de Asafe. Elevo a Deus minha voz, e clamo; elevo a Deus minha voz, para que me ouça.

 

2No dia da minha angústia, procuro o Senhor; de noite, não me canso de erguer a mão. Minha alma recusa ser consolada.

 

3Lembro-me de Deus e gemo; medito, e meu espírito desfalece.

 

4Manténs abertas minhas pálpebras; tão perturbado estou, que nem posso falar.

 

5Relembro os dias passados, os anos de outrora.

 

6De noite, recordo minha cantiga; medito-a no meu coração. O espírito indaga:

 

7“Acaso o Senhor nos rejeitará para sempre, e já não voltará a ser-nos favorável?

 

8Acaso de todo se esgotou sua fidelidade, terminou sua promessa para as gerações?

 

9Acaso Deus se esqueceu de ter compaixão, ou a cólera lhe enrijeceu as entranhas?”

 

Embora possamos não saber exatamente qual é a situação em questão, esses versículos dão voz a alguém que está passando por dificuldades em sua vida. Mais adiante, o salmista  v 7 articula as perguntas que surgem dessa luta. Perguntas como: O Senhor rejeitará para sempre e nunca mais será favorável? Seu amor constante cessou para sempre? Deus se esqueceu de ser gracioso?

Pergunta



Quem nunca fez essas perguntas de vez em quando? Quem não foi lançado em uma batalha difícil e teve sua fé esticada ou sua paciência se esgotando?

 

É um erro acreditar que a fidelidade a Deus significa que sempre somos agradáveis e super. crentes .....     convivendo com  a crença de que apenas os fracos na fé, passam por momentos de luta.   Como sabemos na vida real Isso não é  isso que acontece , não é verdade  meus amados irmãos .

Os salmos nos apresentam, de maneira vibrante, a verdade bíblica que . Lutar faz parte da vida e da fé.

Os salmos nos apresentam, de maneira vibrante, a verdade bíblica que às vezes até os mais fortes na fé lutam. Lutar contra alguma dificuldade, um inimigo, ou mesmo contra nossas próprias falhas humanas,isso  não é uma  indicação de fraqueza na fé. Lutar faz parte da vida e da fé.

 Não é saudável negar e reprimir as emoções Os salmos nos dão licença para expor nossos sentimentos ao Senhor.

 


As emoções nunca estão erradas. Elas podem ser mal direcionadas às vezes, e podemos agir erroneamente sobre tais emoções, mas o sentimento em si não é errado por si só.

 

Quando negamos nossas emoções, permitimos que apodreçam dentro de nós. Podemos nos enganar e acreditar que tratamos do assunto em questão, mas tudo o que fizemos foi fechar os olhos para os assuntos profundos de nosso coração e alma.

 

Os salmos nos dão licença para expor nossos sentimentos ao Senhor. Temos a liberdade de sentir e sentir profunda, visceral e apaixonadamente.

 

Os salmos freqüentemente dão voz às profundas emoções interiores que sentimos. A tristeza, a frustração e a raiva que tantas vezes experimentamos em nossas vidas são articuladas em detalhes corajosos. Desta forma, os salmos não apenas nos dão licença para sentir a emoção, os salmos também nos permitem expressar nossas emoções.

 

Deus é grande o suficiente para nos suportar

Os salmos nos mostram a capacidade de levar nossas feridas ao Senhor.

Quando estamos cheios de emoções negativas, e vamos ser honestos, todos nós temos esse tipo de emoção de vez em quando, somos incentivados a expressar esses sentimentos ao Senhor. Deus é grande o suficiente.  Vamos  ler o Salmo 13 ? Em vez de negar nossas emoções , como seria expressá-la?

Para o mestre de música. Um salmo de Davi. Até quando me esquecerás, SENHOR? Para sempre? Até quando encobrirás de mim tua face?

 

2Até quando sofrerei com preocupações e tristeza no coração, dia após dia?Até quando prevalecerá o inimigo contra mim?

 

3Olha para mim e responde, SENHOR, meu Deus. Renova o brilho da vida nos meus olhos, caso contrário me entregarei ao sono da morte;

 

4e o meu inimigo virá a dizer: “Eu venci”; e os meus adversários festejarão o meu fracasso.

 

5Contudo, eu confio em teu amor; o meu coração se enche de alegria e satisfação em tua salvação.

 

6Desejo cantar ao SENHOR por todo o bem que me tem feito.

O Salmo 13 faz exatamente isso. Neste salmo, Davi abre seu coração diante de Deus. Ele dá voz à profunda emoção que sente. Nada é retido. Os salmos nos mostram que somos livres para gritar, ou gritar, ou gritar, ou chorar.

Saúde emocional não significa apenas viver com emoções positivas. A fidelidade a Deus não é colar sorrisos em nossos rostos e cantar “Brilha, Brilha de Jesus”, não importa o que estejamos sentindo por dentro. Não. Saúde emocional, na vida de fé , é convidar Jesus para nossas emoções, sejam elas quais forem.

 




Saúde emocional significa saber que não há problema em lutar, não há problema em sentir e não há problema em clamar a Deus. Os salmos nos ensinam essas lições lindamente.

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG do Prof.. Pr. Barros Pinheiro

Seguidores