Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Insegurança


Mulher ansiosamente mordendo o dedo

Seja onde for ou como você se sentir inseguro, encoraje-o. Você pode crescer em seu relacionamento com o Senhor e ele o ajudará. Não importa qual seja o seu motivo para se sentir inseguro, Deus falará o que você precisa para ajudá-lo a confiar nele.


Insegurança. Todo mundo já lidou com isso em sua vida. As pessoas lidam com a insegurança de muitas maneiras e por vários motivos. Havia várias pessoas na Bíblia que lidavam com a insegurança e Deus falou com cada uma de maneiras diferentes.

Alguns podem acreditar que Deus aborda com severidade nossa insegurança, castigando-nos por falta de fé. Isso é um mal-entendido das escrituras e do caráter de Deus.

Veremos o que é insegurança, como ela se apresenta, três personagens da Bíblia, como Deus falou com cada um deles e o que isso significa para nós hoje.

O que é insegurança

A maioria das definições de insegurança aponta para falta de confiança, segurança e dúvida. No entanto, o colapso mais básico da insegurança é a falta de segurança ou a falta de sensação de segurança.

Podemos nos sentir inseguros nos relacionamentos, no trabalho, em relação ao nosso próprio corpo e nas situações sociais. Essas inseguranças podem ser devidas a algo chamado de problemas de apego que se originam de traumas de infância não resolvidos. Eles também podem resultar de traumas emocionais, como traição ou infidelidade.

A insegurança se apresenta por meio do medo, preocupação, dúvida, apreensão e incerteza.

Por exemplo:

  • Os discípulos ficaram com medo no barco durante a tempestade.
  • Marta estava preocupada com muitas coisas.
  • Tomé duvidou que Jesus ressuscitou.
  • Moisés estava apreensivo em libertar Israel do Egito.
  • Gideão estava incerto sobre toda a situação de Deus usando-o para libertar Israel dos midianitas.

Você pode estar familiarizado com estes. No entanto, há alguém que é defendido por sua fé, mas ele lidou com uma grande quantidade de insegurança.

Abrão, que se tornou Abraão, o pai da nossa fé, é um excelente exemplo de como Deus fala com a insegurança.

No entanto, os três responderam de forma diferente à sua abordagem inicial. Deus então executou um plano de graça mais individualizado para cada um deles.

Porque Deus é amor e cheio de compaixão, ele fala à raiz da insegurança com o remédio.

Como Deus falou com a insegurança de Moisés

Moisés é um grande personagem da Bíblia. Quando Deus veio até ele na sarça ardente para recrutá-lo para libertar os filhos de Israel do Egito, Moisés ficou inseguro.

Por que Moisés não quis fazer o que Deus o chamou para fazer está em debate.

  • Talvez ele tenha sentido que já havia tentado isso quando assassinou o egípcio anos atrás e se sentiu um fracasso.
  • Talvez ele gostasse de como era sua vida e não quisesse fazer uma mudança.

Qualquer que seja sua razão para estar apreensivo, Deus falou com autoridade a todas as objeções.

Aqui está um resumo da conversa tirada de Êxodo 3 e 4.

Deus: “ Eu realmente tenho visto a miséria do meu povo no Egito. Eu os ouvi gritando por causa de seus condutores de escravos, e estou preocupado com seu sofrimento. Então eu vim resgatá-los ... Então agora, vá. Estou enviando você ao Faraó para tirar o meu povo, os israelitas, do Egito. ”     Moisés: “ Quem sou eu para ir ?”

Deus: “ Eu estarei com você ...”

Moisés: “Suponha que eu vá aos israelitas e diga a eles: 'O Deus de seus pais me enviou a vocês', e eles me perguntarem: 'Qual é o seu nome?' ...”

Deus: “Eu sou quem eu sou ... 'Eu sou me enviou a você.'”

Moisés: “E se eles não acreditarem em mim ou me ouvirem?”

Deus deu a Moisés vários sinais para realizar para convencê-los.

Então, a insegurança de Moisés o leva a mentir.

Considere o que Moisés disse e as palavras de Estevão em Atos 7 .

  • Moisés:  “Perdoe o seu servo, Senhor. Nunca fui eloqüente, nem no passado, nem desde que você falou com seu servo. Sou lento na fala e na língua. ”
  • Stephen: Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e era poderoso em palavras e ações.

Ainda assim , Deus responde com graça redirecionando a atenção de Moisés para onde o poder é encontrado. “ Quem deu aos homens a boca? ... Não sou eu, o Senhor? Agora vá; Eu vou te ajudar e te ensinar o que dizer. 

Moisés se agarrou à sua insegurança, recusando obediência com: “ Por favor, envie outra pessoa. 

Isso fez com que Deus se zangasse com Moisés.

Mesmo assim, por causa de quem Deus é, ele forneceu a Moisés a ajuda de seu irmão Aarão.

Deus falou graça e provisão para a insegurança de Moisés.

Como Deus falou sobre a insegurança de Gideão

Gideão ficou inseguro antes de Deus aparecer pedindo-lhe para fazer algo. Tendo vivido oprimido pelos midianitas por sete anos, ele sentiu que Deus os havia abandonado.

Quando o anjo do Senhor apareceu a Gideão, ele estava escondendo e debulhando o trigo. Aqui está um resumo da conversa dos Juízes 6 e 7.

Gideão: “ Se o Senhor está conosco, por que tudo isso nos aconteceu? ... O Senhor nos abandonou. 

O SENHOR: “ Vai com a força que tens e salva Israel das mãos de Midiã. Eu não estou enviando você?

Gideão: “ Como posso salvar Israel? Meu clã é o mais fraco em Manassés, e eu sou o menos na minha família. ” 

O SENHOR: “Eu estarei com você e você ferirá todos os midianitas, não deixando nenhum com vida. '”

Gideão fica intrigado, mas inseguro de que é realmente Deus falando com ele e prepara uma oferta de refeição como um teste.

O Senhor consome a oferta com fogo convencendo Gideão de que ele é realmente Deus. Mas, em vez de ganhar confiança, Gideon responde com medo. O Senhor o acalma dizendo: “Paz! Não tenha medo. Você não vai morrer. ”

Um Gideão aliviado constrói um altar e o nomeia O Senhor É Paz. Isso dá a Gideão a confiança para seguir as instruções do Senhor para destruir os altares de Baal.

No dia seguinte, os inimigos de Israel uniram forças. “Então o Espírito do Senhor desceu sobre Gideão, e ele tocou uma trombeta, convocando os abiezritas para segui-lo. Ele enviou mensageiros por todo Manassés, chamando-os às armas, e também a Aser, Zebulom e Naftali, de modo que também eles subiram ao encontro deles ”.

A insegurança de Gideon retorna. Ele verifica com Deus para ter certeza de que este é o plano usando uma lã. Duas vezes ele fez isso, e duas vezes Deus confirmou. Depois disso, o Senhor deu a Gideão outras instruções que ele seguiu. Com sua segurança enraizada em Deus, Gideão se tornou um poderoso guerreiro libertando seu povo.

Como Deus falou com a insegurança de Abraão

A Bíblia diz em Gênesis 15: 6 , Romanos 4: 3 , Romanos 4:22 e Gálatas 3: 6 que Abrão creu no SENHOR e isso lhe foi creditado como justiça.

Isso pode levar você a acreditar que Abraão não tinha insegurança. No entanto, Abraão é muito mais identificável do que você pode imaginar.

Há uma série de coisas a serem observadas.

  • Deus falou sua promessa a Abrão sete vezes antes de Isaque nascer.
  • Foi depois da terceira vez que as escrituras registram a fé de Abrão sendo creditada como justiça.
  • Abraão ficou apreensivo e incerto às vezes, mas obedeceu a tudo o que Deus lhe disse para fazer.
  • Deus falou com Abrão quatro vezes quando sua insegurança, assim como a de Sarai, os levou a confiar em seu próprio entendimento, resultando no nascimento de Ismael.
  • Cada vez que Deus falava a promessa a Abrão, ele lhe dava outra coisa em que se agarrar. Ele continuou até que Abraão foi totalmente persuadido. 

Deus falou promessa e visão à insegurança de Abraão.

Falta de segurança é falta de confiança relacional

Seja onde for ou como você se sentir inseguro, encoraje-o. Você pode crescer em seu relacionamento com o Senhor e ele o ajudará.

Como Deus convenceu Abraão, podemos alimentar nossos corações com as promessas de Deus permitindo que ele nos convença.

Como Deus ajudou Moisés, Gideão e Abraão, confie nele, você tem o Espírito Santo que é chamado de Ajudador para ajudá-lo.

Aqui estão algumas das muitas promessas com as quais você pode se alimentar.

E este mesmo Deus que cuida de mim suprirá todas as suas necessidades com suas gloriosas riquezas, que nos foram dadas em Cristo Jesus  ( Filipenses 4:19 ).

Você manterá em paz todos os que confiam em você, todos cujos pensamentos estão fixos em você! Isaías 26: 3 ).

Não há medo no amor ... mas o amor adulto (completo, perfeito) leva o medo para fora de casa e expulsa todo traço de terror! 1 João 4:18 ).

Em paz vou me deitar e dormir, só por ti, Senhor, faze-me habitar em segurança ( Salmos 4: 8 ).

Você é o meu esconderijo; você vai me proteger de problemas e me cercar com canções de libertação ( Salmo 32: 7 ).

Não importa qual seja o seu motivo para se sentir inseguro, Deus falará o que você precisa para ajudá-lo a confiar nele.


0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores