Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

terça-feira, 14 de setembro de 2021

O que é a história da criação na Bíblia?

Terra pintada em várias cores
 Esse foi o propósito da criação o tempo todo para um homem e uma mulher terem comunhão com seu Deus. Devemos começar nossas vidas descansando no amor de Deus. Somente na presença de Deus podemos dizer como Ele: "Isso é muito bom."
Taylor Jensen

A história da criação do mundo é tão antiga quanto o próprio mundo. Cada cultura tem uma história antiga de como tudo surgiu. Mas o que exatamente é a história da criação de acordo com a Bíblia?

Vamos dar uma olhada geral no relato da criação novamente e ver o que podemos aprender sobre Deus e sobre nós mesmos por meio dessa linda história.

Qual é a importância da história da criação?

No início, Deus criou os céus e a terra. A terra estava sem forma e vazia, e a escuridão cobriu as águas profundas. E o Espírito de Deus pairava sobre a superfície das águas ( Gênesis 1: 1-2 ).

Este versículo nos diz duas coisas. Uma é que antes de o primeiro dia começar, Deus Pai já estava lá. Ele é incriado e eterno. Também aprendemos que Ele não está sozinho. Há um segundo ser com Ele conhecido como o "Espírito de Deus".

A Bíblia contém 66 livros que se juntam para nos dar uma imagem mais completa de Deus. Ao examinar outras partes da Bíblia, aprendemos mais detalhes sobre como era antes da criação.

Salmos 33: 6 nos diz que a “Palavra” de Deus ajudou a criar o mundo. João 1 expande essa ideia dizendo-nos que,

No começo, a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele existia no início com Deus. Deus criou tudo por meio dEle, e nada foi criado exceto por meio dEle. A Palavra deu vida a tudo o que foi criado, e Sua vida trouxe luz a todos  ( João 1: 1-5 ).

Esta “Palavra” soa como outro ser não criado. Mas quem é ele? João 1 continua esclarecendo.

Assim, a Palavra se tornou humana e fez morada entre nós. Ele estava cheio de amor e fidelidade infalíveis. E vimos a Sua glória, a glória do Filho unigênito do Pai  ( João 1:14 ).

Aí está! O “Verbo” é conhecido como Filho de Deus!

Então, quem é este “Verbo” que estava com Deus Pai e o Espírito Santo no princípio? Ninguém menos que Cristo Jesus, nosso Senhor e o próprio Salvador!

Antes do primeiro dia, sabemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo vivem em uma Trindade coeterna como um Deus!

1. Luz, escuridão e o próprio tempo

Onde Deus começou? Com luz.

E Deus disse: “Haja luz”, e houve luz. E Deus viu que a luz estava boa. E Deus separou a luz das trevas.  Deus chamou a luz de dia e as trevas de Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro ( Gênesis 1: 3-5 ).

Muitos estudiosos acreditam que este foi o momento em que Deus criou o próprio tempo! Isso ocorre porque a luz e as trevas passam da manhã para a noite, mostrando que um período de tempo já passou.

Eu amo como Deus simplesmente permite que as coisas existam, e bum! Lá estão eles! Ele diz: “Deixe” a luz aparecer, e imediatamente ela aparece. Que Deus poderoso nós servimos.

2. O planeta gira e o céu cobre a terra

E Deus disse: “Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre as águas e as águas” ( Gênesis 1: 6 ).

Deus então chama essa expansão de "céu". Muitas pessoas mais espertas do que eu acreditam que este foi o dia em que o planeta Terra foi criado. A palavra para “céu” refere-se à atmosfera da nossa terra, mostrando agora que um planeta se formou.

Toda aquela água flutuante agora foi reunida em um planeta azul, redondo e aquoso, girando no espaço.

3. Oceanos revelam superflores da terra e da vida vegetal

E Deus disse: “Que as águas debaixo dos céus se reúnam em um só lugar, e apareça a terra seca” ( Gênesis 1: 9 ).

O planeta azul agora está mudando de cor. As águas se juntam para formar oceanos e a terra seca aparece. Continentes se revelam.

E Deus disse: “Que a terra brote vegetação, plantas que dêem sementes e árvores frutíferas que dêem frutos com sua semente, cada uma de acordo com sua espécie, na terra”. E assim foi ( Gênesis 1:11 ).

Deus então ordena que a própria terra produza as primeiras células vivas da terra! Plantas de todos os tipos surgiram! Selvas, florestas tropicais, árvores frutíferas, vegetais e campos de flores agora cobrem o planeta na primeira super floração do mundo!

4. Sol, Lua e estrelas nos trazem as quatro estações

E Deus disse: “Haja luzes na expansão dos céus para separar o dia da noite. E sejam para sinais e para tempos, e para dias e anos, e sejam luzes na expansão dos céus para iluminar a terra ” ( Gênesis 1:14 ).

É estranho pensar que a Terra estava repleta de plantas, mas ainda não havia sol ou lua. Mas Deus sabia o que estava por vir. Então, neste dia, Deus amarrou a luz ao sol, lua e estrelas.

No momento em que Ele fez isso, nasceram a primavera, o verão, o outono e o inverno, pois a terra agora podia girar em torno do sol. Constelações, galáxias e planetas pontilhavam o céu noturno e o universo.

5. As criaturas marinhas nadam e os pássaros voam

E Deus disse: “As águas fervilham de enxames de criaturas viventes, e os pássaros voem sobre a terra, sobre a expansão dos céus” ( Gênesis 1:20 ).

Os primeiros animais criados encheram os oceanos abaixo e os céus acima! 

6. Animais terrestres vagam enquanto o homem e o casamento são formados

E Deus disse: “Produza a terra criaturas viventes segundo as suas espécies” ( Gênesis 1:24 ).

Agora temos todos os animais terrestres do planeta. A terra está funcionando plenamente com vida e ecossistemas. O próximo versículo afirma que tudo estava se reproduzindo conforme sua espécie.

Mas ainda faltava uma coisa. O Pai, o Filho e o Espírito Santo não tinham ninguém segundo sua própria espécie.

Foi então que eles tiveram uma ideia, e temos um vislumbre da conversa da Trindade entre si. Nós os vemos planejando.

Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.  Então Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou ( Gênesis 1 : 26).

Em seguida, Gênesis 2 nos dá uma visão mais aprofundada de como Ele fez isso.

Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou uma criatura vivente ( Gênesis 2: 1 ).

Deus formou o homem da sujeira. Isso é encorajador porque nos diz que Deus não tem medo de "nossa sujeira". Ele nos fez de sujeira.

Alguns estudiosos dizem que o homem então viveu no jardim por algum tempo com Deus nomeando os animais. Outros dizem que este próximo versículo também ocorreu no dia seis.

Nós não sabemos. Mas o que sabemos é que houve um momento em que Deus olhou para Adão e disse: “Não é bom que o homem esteja só; Eu farei para ele um ajudador adequado para ele ”( Gênesis 2:18 ).

É aqui que todo homem deve parar e dizer: "Oh, graças a Deus."

Deus formou o homem da terra, mas com a mulher, Ele fez algo muito mais íntimo. Ele escolheu tirar uma costela do homem e criá-la do lado dele. Como se dissesse que era chamada a ser igual, quem ficou com ele lado a lado.

Deus molda um belo ser e a traz ao homem. Gosto de pensar que ele olhou para ela e disse: “Uau! Homem! ”, Por isso ele a chama de“ Mulher ”.

Deus então inventa o casamento neste dia, dizendo: “Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne” ( Gênesis 2:24 ).

7. Um dia de descanso

Já se passou uma semana inteira! Deus criou tudo, desde o tempo e o espaço até o homem, a mulher e o casamento. Ele decide tirar um dia para descansar com sua criação.

Observe que o sétimo dia para Deus foi o primeiro para o homem. Adão acordou e, em seu primeiro dia, Deus disse que era hora de descansarmos juntos e desfrutar da presença um do outro.

Esse foi o propósito da criação o tempo todo para um homem e uma mulher terem comunhão com seu Deus. Devemos começar nossas vidas descansando no amor de Deus. Não nos esforçamos por isso, mas trabalhamos a partir disso.

Somente na presença de Deus podemos dar uma olhada em nossa vida e, como nosso criador disse: “Isso é muito bom”.


Taylor Jensen.


0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores