Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

terça-feira, 27 de outubro de 2020

A metáforas do, "Ser sal e luz" (Mateus 5: 13-16). Sobre ser um cristão político.

 



 

A política é importante e, se você é cristão, deve ser politicamente ativo.  a cultura é importante.

 O mundo é importante. Somos cidadãos neste mundo, e a Bíblia diz que, como cidadãos, temos um dever para com o mundo em que vivemos.

A metáforas do sal

 É MAIS CONFORTAVEL PARA MUITOS  APONTAR A DECADENCIA MORAL E ESPIRITUAL,  pelo o  QUAL  PASSA O MUNDO:  Mas para sermos francos ....  ‘Onde está o sal???    metaforicamente falando é claro \ “Dificilmente se pode culpara a carne sem sal por estar estragada. A verdadeira pergunta a fazer é: ‘Onde está o sal?’ ”

Jesus ao que parece,  deixa isso  claro...  conforme , o que se observa  no ev  de .(Mateus 5: 13-16). no  Sermão da “Montanha,”  ali ,  JESUS   nos chamou para ser sal e luz  do mundo, ele não diz do céu, mas do mundo (CIDADE, ESTADO NAÇÃO..Etc. Somos cidadãos neste mundo. -  Reclamar, esculachar os embrolhos do mundo, sem, apresentar uma alternava geradora de impacto de transformação da nossa sociedade, pelos ,valores judaicos cristãos,

Nos dias de Jesus, o sal era um dos elementos mais úteis e importantes que você poderia possuir, mas não era por causa do que fazia para o sabor ou o tempero dos alimentos.

 O principal uso do sal era como conservante. Se você tivesse um peixe ou um pedaço de carne que não pudesse comer imediatamente, você pegaria um pouco de sal e esfregaria. O sal evitaria que a carne se deteriorasse. Então, quando Jesus disse que devemos viver uma vida que seja como o sal da terra, Ele quis dizer que devemos viver a vida de tal forma que a nossa presença no mundo aja como sal no mundo.

A metáforas da luz - A luz é a mensagem de Cristo.

 Jesus nos chamou para ser a luz do mundo. Deixar nossa luz brilhar é ser transformado pela mensagem de  Cristo,  é compartilha com todos está boa nova ,  Cristo  na vida dos cristão por uma sociedade mais equânime .

 

Portanto, você pode pensar da seguinte maneira: o sal é uma influência negativa - ou seja, que funciona contra algo( apodrecimentos. A luz é uma influência positiva - ela está tentando trazer algo.( Compartilhar a mensagem de cristo ao mundo0

 

Trabalhamos contra a decadência moral e cultural. Trabalhamos pela verdade. Isso obviamente inclui envolvimento na política.

 

De vez em quando, me perguntam se um cristão deve se preocupar com política ou mesmo  votar??   Já ouvi aguem falar  : QUE CRENTE QUE É CRENTE, NÃO  SE ENVOLVER COM POLITICA  “ olha permita-me descordar desse  pensamento.

 SOU DE OPINIAO QUE,  Esta é uma abordagem terrivelmente passiva para o engajamento cívico. É um fatalismo profundamente falho que você não encontrará apoio na Bíblia.

 

Deixe-me colocar isso da forma mais clara possível: para um cristão, é injusto não se envolver na política. Os cristãos podem e devem buscar vocações na política, trabalhar por legislação e certamente votar. Deixar de fazer isso é abdicar de nosso papel como sal e luz.

 

Mas como um cristão deve ser político?

 

 

Quando se trata de política, você é, antes de mais nada, um seguidor de Cristo. Se você é um seguidor de Cristo, não é basicamente um membro de alguma legenda partidária.  Em primeiro lugar. Você é um seguidor de Cristo , depois membro de uma legenda que defenda valores com- semelhantes.

 

Talvez você seja teologicamente conservador, mas socialmente compassivo. Talvez você se sinta muito conservador para os progressistas, mas muito progressista para os conservadores. Talvez você se preocupe com a santidade da vida, mas também está preocupado com o aquecimento global.

 

Porque sua fidelidade é a Jesus, não uma plataforma. Sua cidadania final não é para o brasil , muito menos para um partido. Sua cidadania definitiva está no céu. E, como um seguidor de Jesus, você vai descobrir que em algumas questões uma parte está certa e em outras a outra parte está certa. Em uma terceira questão, ambas as partes podem estar erradas.

 

 Como cristãos, podemos nos aliar a um partido, mas, como seguidores de Cristo, nunca estamos sob esse partido. Nós sempre nos posicionamos sobre ele, assumindo posições por Jesus onde quer que essas posições nos levem. Nunca devemos fechar os olhos ou ouvidos ao que Jesus claramente quer que vejamos e ouçamos só porque isso vai contra o nosso partido político.

 

 

 

 A chave para o engajamento político cristão é uma mente cristã empunhando uma cosmovisão bíblica. Então, qual é a chave para votar? Qual é a chave para o envolvimento político? Para pensar e votar como cristão. Mas isso é exatamente o que muitos de nós não fazemos.

 

O que tendemos a fazer é compartimentar nosso pensamento. Uma mente compartimentada é aquela que separa a vida em categorias distintas, como fé, trabalho, família, Facebook, mercado de ações - tudo sem integração. Nosso pensamento sobre uma área nunca informa nosso pensamento sobre outra. Portanto, você pode ser um cristão, mas não refletir sobre um assunto à luz da sua fé.

 

Devemos trabalhar para ter uma cosmovisão cristã. E “cosmovisão” é uma palavra-chave. Sua visão de mundo é o conjunto de idéias pelas quais você julga outras idéias. É como você envolve a vasta gama de pensamento e criação humana de uma perspectiva cristã.

 

Considere Martin Luther King Jr., cuja cosmovisão cristã era tudo no desafio da discriminação e segregação racial. Reflita sobre suas palavras, escritas de uma prisão de Birmingham:

 

“... existem dois tipos de lei: justa e injusta ... Uma lei justa é um código feito pelo homem que se enquadra na lei moral ou a lei de Deus. Uma lei injusta é um código que não está em harmonia com a lei moral ... Todas as leis de segregação são injustas. ”

 

King reivindicou uma lei acima da lei do homem. Nenhuma outra cosmovisão teria dado a King a base para tal afirmação. E com isso, ele era sal e luz em um dia e hora que precisava disso.

 

Portanto, a questão para o cristão não é se ele deve se envolver na política, muito menos votar.

 

A chave é como o cristão deve se envolver. E a resposta é clara:  

… Faça isso de forma cristã.


0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG do Prof.. Pr. Barros Pinheiro

Seguidores