Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

sábado, 8 de agosto de 2020

É certo orar por vingança?


 Salmos 58: 6-8 Leituta  inicial

 Vários salmos apelam a Deus para se vingar do inimigo. Mesmo assim, Jesus ensinou que devemos amar nossos inimigos (ver Mt 5:44 ). E o apóstolo Paulo escreveu: “Não se vingem, meus queridos amigos, mas deixem espaço para a ira de Deus” ( Ro 12:19 -21). Como, então, interpretamos os salmos que invocam uma maldição sobre o inimigo?

Vários pontos ajudam a colocar essa questão em perspectiva:

(1) Amaldiçoar os ímpios era, para os santos do Antigo Testamento, mais um apelo pela justiça de Deus do que um clamor por vingança pessoal. O raciocínio deles pode ter sido este: pecadores mostram desprezo pela honra de Deus quando fazem o inocente sofrer. Os escritores dos salmos não podiam tolerar a ideia de Deus estar de lado, permitindo que esses erros ficassem impunes. Eles imploraram que sua justiça e sua ira fossem cumpridas

 (2) Embora Davi tenha pedido a Deus que não mostrasse misericórdia para com os iníquos (ver Sal 59: 5 , por exemplo), ele próprio mostrou misericórdia várias vezes quando poderia ter se vingado do culpado: para Saul (ver 1Sa 24: 8– 13; 26: 8–11 ), a Simei (ver 2Sa 16: 5-13 ) e a Absalão (ver 2Sa 18: 5 ). Nesses casos, Davi deixou o julgamento dos pecadores nas mãos de Deus, o “Juiz da terra” ( Sl 94: 2 ).

(3) Os escritores dos salmos, embora tivessem o benefício da lei do Antigo Testamento, não experimentaram as novas dimensões que foram dadas por meio de Cristo. Não é justo esperar que as pessoas do Antigo Testamento ajam como “cristãs” antes mesmo de Jesus Cristo vir.

Textos bíblicos para estudar


 Mateus  (5 . 44- 48)

Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. 44. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45. para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46. Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos igualmente assim? 47. E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de notável? Não agem os gentios também dessa maneira? 48. Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus.


Rm( 12.19-21)

19. Amados, jamais procurai vingar-vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança! Eu retribuirei”, declarou o Senhor. 20. Ao contrário: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porquanto agindo assim amontoarás brasas vivas sobre a cabeça dele. 21. Jamais te entregues ao mal como vencido, mas vence o mal com o bem!


Salmos ( 59.5)

Ó Eterno, Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, vem e julga o procedimento de todas as nações; não tenhas misericórdia desses traidores perversos!


1Samuel capitulo  24:

4. Então os soldados de Davi lhe sussurraram: “Hoje é o dia sobre o qual o SENHOR te prometeu: ‘Entregarei o teu inimigo nas tuas mãos; tu lhe farás como bem te parecer!’ Então Davi se levantou e, sem silêncio, cortou a ponta do manto de Saul. 5. Mas depois Davi ficou com remorso por ter cortado a ponta do manto de Saul. 6. E declarou aos que o seguiam: “Que Yahweh me livre de proceder com vingança contra o meu senhor, de levantar a mão contra ele; afinal, ele é o rei, ungido pelo SENHOR!” 7. Com essas palavras, Davi conteve a sanha dos seus homens e impediu que se lançassem sobre Saul. E este saiu em paz daquela caverna e seguiu seu caminho.

8. Em seguida, Davi também se levantou e, deixando a caverna, bradou às costas de Saul: “Senhor meu rei!” Saul olhou rapidamente para trás e Davi se inclinou com o rosto em terra em sinal de plena reverência. 9.  Então Davi indagou a Saul: “Por que das atenção aos homens que te alegam: ‘Davi quer fazer-te mal’? 10.  Os teus olhos acabam de comprovar que o SENHOR hoje te entregou nas minhas mãos nesta caverna; e alguns rogaram que eu aproveitasse a oportunidade e te matasse naquele momento, contudo a minha mão te poupou; pois eu declarei: ‘Não estenderei a mão contra o meu senhor, porque é o rei ungido do SENHOR. 11.  Ó meu pai! Vê aqui na minha mão um pedaço da orla do teu manto. Se cortei a orla do teu manto e não te matei, reconhece que não há maldade nem crime em mim! Não pequei contra ti jamais, enquanto tu andas no meu encalço com o firme propósito de tirar a minha vida


Salmos ( 94 . 2)

Levanta-te, Juiz da terra, paga aos soberbos o que merecem!

 

Salmos 58. 6-8  king James

Ó Eterno, arrebenta os dentes desses leões selvagens e arranca, ó SENHOR, as presas dessas feras!

 

7. Que desapareçam como água que escorre! Quando empunharem o arco, que suas flechas embotem e caiam ao chão antes de serem disparadas.

 

8. Que andem como a lesma que se arrasta até derreter; que sejam como feto abortado, não vejam eles o sol!

Almeida –Salmos 58. 6-8   Compare

Ó Deus, quebra-lhes os dentes na boca; arranca, Senhor, os queixais aos leõezinhos.

Desapareçam como águas que se escoam; ao dispararem flechas, fiquem elas embotadas.

Sejam como a lesma, que passa diluindo-se; como o aborto de mulher, não vejam nunca o sol.

 

1 Pedro 3:9

Versos Paralelos

Bíblia King James Atualizada

Não retribuindo mal com mal, tampouco ofensa com ofensa; ao contrário, abençoai; porquanto, foi justamente para esse propósito que fostes convocados, a fim de também receberdes bênção como herança.

 

João Ferreira de Almeida Atualizada

Não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. 

 

 

Conclusão:

Não, não devemos orar por vingança. Como os salmistas, devemos confiar que Deus corrigirá os erros deste mundo. E com a ajuda de Cristo, podemos amar e orar por aqueles que nos maltratam.

 

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores