Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Abordagem sistêmica dos Sonhos.

Deus fala através de sonhos?

Carlos Pinheiro.


            Neste capitulo eu vou abordar sobre os sonhos que fascinam os homens ao longo da historia da humanidade, desde a mais remota época, o homem tem procurando entender as mensagens e interpretações dos sonhos, mas, desvendar os significados deles nem sempre é uma tarefa fácil.
       No antigo testamento os sonhos tiveram um papel importante, pois Deus falava com os profetas através de sonhos visões e urim, conforme I Sm (28.6); Nm(12.6 ) Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Havia uma exceção   quanto a   Moises  . Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? Conforme Nm (12.7,8), as mensagens que os profetas recebiam, através de sonhos; prediziam o futuro, trazia advertência, orientações e  encorajamento para um individuam, ou para um grupo.
            Os videntes recebiam a mensagem divina em sonhos e visões, os patriarcas foram os primeiros registrados na Bíblia que receberam a mensagem profética em sonhos; ainda que o primeiro registro fosse o sonho que Abimeleque teve. Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido. Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa? Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto. E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la. Gn (20:4-6),  o meio utilizado por Deus, para essa comunicação  de advertência a Abimeleque foi através de sonho, neste contexto dramático, vemos    Deus. Abraão  sua esposa  Sara e  Abimeleque rei de Gerar.
Outros exemplos 
                     Num sonho. Deus se revelou e renovou as promessas para vida do patriarca Jacó; teve a visão da escada que  foi posta na terra e seu topo tocava nos céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E Senhor estava em cima dela e disse: Eu sou o senhor , o Deus de Abraão, teu pai e o Deus de Isaque . Esta terra em estais deitado ta darei a ti e a tua semente, vemos aqui nesse sonho dado por Deus a Jacó a predição do futuro não somente o dele; mais o futuro  da nação de Israel. Gn 28.12,13. Os relatos de sonhos proféticos inclui José Gn . 40.8 Eles responderam: Tivemos um sonho, e não há quem o possa interpretar. Disse-lhes José: Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho.  Samuel. O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram freqüentes.  e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse,  Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou.   Ficou Samuel deitado até pela manhã e, então, abriu as portas da Casa do SENHOR; porém temia relatar a visão a Eli. I Sm( 3. 1,3,9,15).
 Sonho profético só Deus dar a interpretação
             Deus não somente se comunicou com José através de sonhos mais deu lhe, o dom de interpretação, o Profeta Daniel  tinha também esta habilidade  Dn( 1.17) Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.
        Os reis de Israel sempre tiveram um grupo de pessoas com habilidades para interpretar sonhos e decifrar os enigmas, Segundo o Talmud  na época do 2º templo havia em Jerusalém cerca de 24 pessoas com o dom de interpretar sonhos,   mas é  bom observar que nem todo  o sonho é profético, somente os sonhos proféticos tinham  significados absolutos, por causa disso,  havia uma advertência quanto ao cuidado com sonhos falsos, os sábios davam conselhos ao povo  para  não acreditar no profeta que fizesse  predições erradas  e falsas, o conteúdo da mensagem tinha que ser provada para vê  se estava     em conformidade com a lei de Deus, dada a seu servo Moises. Dt. (13.1-5). Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis.  Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti. ( Jr 23.25- 26,32; 
             Vale salientar que é bastante  pertinente aconselhar os crentes sobre  advertência acima, ela   ultrapassa as fronteiras do judaísmo, e serve   de orientação  para os cristão , seu   contexto  é judaísmo bíblico. A maturidade nos  diz, que  não é aconselhável  guiar a vida por sonhos, e revelações experiências, mas seguir  a palavra escrita (veja) , Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; 1co. (4,6) . Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Rm( 15.4).
Nem todos os sonhos são dados por Deus.
            O rei Salomão sabia  diferenciar entre os sonhos proféticos e o sonho comum, Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias. Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus. Ec. (5.3,7) ; Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.  Despertou Salomão; e eis que era sonho. Veio a Jerusalém, pôs-se perante a arca da Aliança do SENHOR, ofereceu holocaustos, apresentou ofertas pacíficas e deu um banquete a todos os seus oficiais. I Rs.( 3.5 e 15) , os sonhos  proféticos no antigo Testamento trazia mensagens sobre o futuro, trazia advertência , encorajamento e orientava o caminho a seguir .
O relato de sonhos no Novo Testamento
            No Novo Testamento, Deus  falou com José através de sonho, para que ele não se divorciasse de Maria. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, Mt (1.20); Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe; Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino. Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel. Tendo, porém, ouvido que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e, por divina advertência prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galiléia. Jose foi divinamente orientado por Deus através de sonho profético,  que tinha como finalidade alertar e dar indicações.
          Este tipo de sonho vinha de Deus para o homem. É muito importante relembrar que nem todos os sonhos são dados por Deus. Os sonhos normais são normalmente resultado da mistura das nossas memoria com a nossa imaginação.
O sonho perturbador da mulher de Pilatos e Labão
             E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito. Não  há relatos de detalhes sobre esse sonho, mas fica evidenciado , que foi muito perturbador para ela, foi  como uma  espécie de aviso. Acerca do justo Jesus Cristo.
          O patriarca Jacó quando deixou as terras de  Labão, com sua família seus bens e  seus  servos,  foi perseguido pelo sogro inconformado, mas.  "De noite, porém, veio Deus a Labão, o arameu, em sonhos, e lhe disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal" , a mensagem aqui é de advertência e livramento para Jacó e tudo que lhe pertencia.
Sonhos na Historia
     As culturas antigas consideravam os sonhos como portadores de importantes mensagens para eles vindo dos deuses, e seus ancestrais mortos, na era moderna, eles não passavam de superstições e crendices populares, desprovidos de significados práticos. O livro de Freud “A Interpretação dos Sonhos”1899, foi vista pela comunidade cientifica da época com certa desconfiança.
    Mas a ciência moderna em particular a psicologia vê os sonhos como uma poderosa ferramenta para aperfeiçoar, o bem-esta emocional e físico do homem.
        Passamos um terço da vida dormindo e  durante o sono  sonhamos um  quarto, durante  o sono alguns entende que  sonhar permite a mente processar as experiência do nosso cotidiano, outros entende que o corpo regenera o celebro e o inconsciente consegue se comunicar com o inconsciente,  outros afirmam  que o sonho é como um canal de manifestação do inconsciente.
Conceito da bíblia o sonho
        No conceito da bíblia o sonho; são consequências naturais de nossa constituição psicológica e física, incrementada pelo poder de nossa imaginação.   Conforme  Ec. (5.3 e 6) Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias. Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus, quase sempre a maior parte dos sonhos é composta por uma mistura de imagens criadas pela mente, que resultam de pensamentos e acontecimentos do cotidiano de cada um de nós, nem todos os sonhos tem significados, mas alguns poder revelar algum sentido.
     
 "Muitas vezes ignoramos os sonhos, mas é importante saber sua devida interpretação e saber sua origem, para lidar corretamente com esse fenômeno". 
     

Bibliografia

CONCORDANCIA BIBLICA EXAUSTIVA Thomas L. Gilmer, Jon Jacobs e Milton Vilela
Experiência e aprendizado no ministério pastoral. Carlos José Pinheiro
Bíblia de estudo Pentecostal CPAD
A interpretação de sonhos, segundo Freud
Blog Carlos Pinheiro.

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores