Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

domingo, 4 de dezembro de 2016

FELICIDADE E ALEGRIA



 Definições: Felicidade: Qualidade ou estado de feliz; ventura, contentamento. Alegria é um sentimento de satisfação, júbilo, exultação; prazer moral, felicidade por êxito.
1. A verdadeira felicidade é uma dádiva de Deus.
Salmo 4:7 Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o seu trigo e o seu vinho.
Eclesiastes 2:26a Ao homem que é bom diante dEle, Deus dá sabedoria, conhecimento e alegria.
Eclesiastes 8:15 Então exaltei a alegria, porque o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se. Então a alegria o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
Atos 13:52 Os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Romanos 14:17 Pois o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
Romanos 15:13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa crença, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.
Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade.
2. A verdadeira felicidade resulta de seguir-se de perto o Senhor e a Sua Palavra.
1 Crônicas 16:27 Majestade e esplendor há diante dEle, força e alegria no lugar da Sua habitação.
Salmo 16:8,9,11 Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim. Porque Ele está à minha mão direita, não serei abalado. 9Portanto está alegre o meu coração, e se regozija a minha língua; também a minha carne repousará segura. … 11 Tu me farás ver a vereda da vida; na Tua presença me encherás de alegria, com delícias perpétuas à Tua direita.
Salmo 19:8a Os preceitos do Senhor [a Palavra] são retos, e alegram o coração.
Salmo 43:4 Então irei ao altar de Deus, do Deus que é a minha alegria e o meu prazer. Com harpa Te louvarei, ó Deus, Deus meu.
Salmo 89:15,16 Bem-aventurado o povo que aprendeu a aclamar-Te, que anda à luz da Tua presença, ó Senhor. 16 Em Teu nome se alegrará o dia todo; na Tua retidão se exaltará.
Salmo 104:34 A minha meditação Lhe seja agradável, enquanto me alegro no Senhor.
Salmo 118:24 Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.
Salmo 119:111 Os Teus estatutos são a minha herança para sempre; são o gozo do meu coração.
Salmo 119:162 Alegro-me nas Tuas promessas, como aquele que acha grande despojo.
Salmo 146:5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está no Senhor seu Deus.
Jeremias 15:16a Achada as Tuas palavras, logo as comi; elas me foram gozo e a alegria ao meu coração.
Atos 2:28 Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a Tua face me encherás de júbilo.
3. A verdadeira felicidade é fruto da obediência ao Senhor.
Salmo 40:8 Deleito-me em fazer a Tua vontade, ó Deus meu; a Tua lei está dentro do meu coração.
Salmo 45:7 Tu amas a retidão e odeias a impiedade; portanto Deus, o Teu Deus, Te ungiu com óleo de alegria, mais do que a Teus companheiros.
Salmo 92:4 Pois tu, ó Senhor, me alegras com os Teus feitos; exulto nas obras das Tuas mãos.
Salmo 97:11 A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração.
Salmo 128:1,2 Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos. Comerás do trabalho das Tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
Mateus 25:21 [Jesus explica na parábola:] O seu Senhor lhe disse: Bem está servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor.
Lucas 11:27,28 Dizendo Ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão levantou a voz, e Lhe disse: Bem-aventurado o ventre que Te trouxe e os peitos em que Te amamentaste. 28 Mas Ele disse: Antes bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam.
João 13:17 Agora que sabeis estas coisas [sobre obedecer ao Senhor em amor], bem-aventurados sois se as fizerdes.
João 15:10,11 Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor.
11 Tenho-vos dito isto para que a Minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.
Atos 2:46 [É uma alegria ser um dos discípulos do Senhor.] Perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, [os discípulos] comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
1 João 5:3 Este é o amor de Deus, que guardemos os Seus mandamentos. E os Seus mandamentos não são penosos.
4. Felicidade e alegria são manifestações da nossa fé e confiança no Senhor.
Salmo 5:11 Mas alegrem-se todos os que em Ti confiam; exultem eternamente, porque Tu os defendes. Em Ti se gloriem os que amam o Teu nome.
Salmo 13:5 Mas confio no Teu constante amor; na Tua salvação meu coração se alegra.
Salmo 28:7 O Senhor é a minha força e o meu escudo; nEle confiou o meu coração, e fui socorrido. O meu coração salta de prazer, e com o meu canto O louvarei. [Ver também Sl 33:21.]
Provérbios 16:20b E o que confia no Senhor é bem-aventurado.
Atos 16:34 [Depois que as correntes de Paulo e Silas foram milagrosamente soltas, o carcereiro passou a ser cristão:] O carcereiro levou-os à sua casa, pôs-lhes a mesa e na sua crença em Deus alegrou-se com toda a sua casa.
1 Pedro 1:8 Embora não O tendes visto, O amais; e embora não O vedes agora, credes nEle e exultais com gozo inefável e cheio de glória.
5. Pensar nos outros e desejar vê-los felizes gera felicidade.
Provérbios 14:21b Mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado.
João 3:29 A noiva pertence ao noivo. O amigo do noivo, que lhe assiste, espera e ouve, e alegra-se muito com a voz do noivo. Essa alegria é Minha, e agora está completa.
Romanos 12:15 Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram.
1 Coríntios 12:26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Filipenses 2:2 [Paulo escreveu] Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa.
1 Tessalonicenses 2:19,20 Pois qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória na presença de nosso Senhor Jesus na Sua vinda? Não sois vós? 20 Na verdade vós sois a nossa glória e o nosso gozo. [Ver também 2Co 1:14.]
3 João 4 [João escreveu:] Não tenho maior alegria do que esta: a de ouvir que os meus filhos andam na verdade.
6. Quando contamos as nossas muitas bênçãos, a nossa alegria transborda na forma de canção e louvor.
Salmo 65:13b Regozijam-se e cantam.
Salmo 95:2 Apresentemo-nos ante a Sua face com louvores, e celebremo-lO com salmos.
Salmo 100:1,2,4 Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria; apresentai-vos a Ele com canto. Entrai pelas portas dEle com ações de graça, e em seus átrios com louvor; rendei-Lhe graças, e louvai o Seu nome.
Salmo 144:15 Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor!
Isaías 51:3b Gozo e alegria se acharão nela, ações de graças, e som de cânticos.
Jeremias 33:11 A voz de gozo, a voz de alegria, a voz do noivo e da noiva, e a voz dos que trazem ofertas de ações de graça à casa do Senhor, e dizem: Dai graças ao Senhor dos Exércitos, pois bom é o Senhor; o Seu amor dura para sempre. Pois restaurarei a sorte da terra como no princípio, diz o Senhor.
Lucas 10:20b Alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
1 Timóteo 6:6 De fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento.
7. O Senhor quer que sejamos felizes.
Deuteronômio 12:18b E perante o Senhor teu Deus te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão.
Neemias 8:10b A alegria do Senhor é a vossa força.
João 16:24 Até agora nada pedistes em Meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
Filipenses 4:4 Regozijai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo, regozijai-vos.
8. Após batalhas e pesares conquistamos maior vitória e maior alegria.
Jó 5:17 Bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; portanto, não desprezes a disciplina do Todo-poderoso.
Jó 42:10,12 [Jó, o homem outrora considerado “o maior no Oriente”, perdeu tudo, mas depois…] Deu o Senhor a Jó o dobro de tudo o que antes possuíra. 12 Assim abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro.
Salmo 30:5 Pois a Sua ira dura só um momento, mas no Seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Salmo 126:5,6 Os que semeiam com lágrimas, segarão com cânticos de alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará com cânticos de alegria, trazendo consigo os seus molhos.
Mateus 5:4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
João 16:20-22 [Jesus disse aos Seus discípulos:] Em verdade, em verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis enquanto o mundo se alegra. Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. 21 A mulher quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de nascida a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de ter vindo um homem ao mundo. 22 Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza, mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém poderá tirar.
João 16:33 Digo-vos estas coisas para que em Mim tenhais paz. No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.
Hebreus 10:34 [Paulo explica que perdas não são um grande problema para o povo de Deus, porque estamos esperando os ganhos no Céu.] Não somente vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes o espólio dos vossos bens, sabendo que tendes possessão superior e permanente.
Hebreus 12:2b [Jesus agüentou o sofrimento olhando adiante, para a recompensa que receberia no Céu e para a felicidade de voltar a viver com o Pai.] Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que Lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Hebreus 12:11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, mas de tristeza. Contudo, depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ela têm sido exercitados.
9. O Senhor pode nos dar felicidade espiritual e interior em períodos de dificuldade ou sofrimento.
Isaías 29:19 Os mansos terão gozo sobre gozo no Senhor, e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.
Isaías 61:3 E ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de alegria por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado. Eles se chamarão árvores de justiça, plantação do Senhor, para que Ele seja glorificado.
Habacuque 3:17,18 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam mantimento, ainda que as ovelhas sejam exterminadas, e nos currais não haja gado, 18 todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.
Romanos 5:1,2 Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante Quem obtivemos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
2 Coríntios 6:4,10 Antes, como ministros de Deus, recomendamo-nos em tudo: … 10 como entristecidos, porém sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.
2 Coríntios 7:4b [Paulo escreveu:] Estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.
Colossenses 1:10,11 E oramos para que possais andar dignamente diante do Senhor, … 11 corroborados com toda a fortaleza, segundo a força da Sua glória, em toda a paciência e longanimidade com gozo.
Filipenses 4:11,12 Não digo isto por causa de necessidade, pois já aprendi a contentar-me em toda e qualquer situação.
12 Sei passar necessidade, e também sei ter abundância. Em toda maneira, e em todas as coisas aprendi tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Tiago 1:2,3 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por provações, sabendo que a prova da vossa fé desenvolve a perseverança.
Tiago 5:11 [Mesmo quando estamos só agüentando e sorrindo por fé, o Senhor conta isso como felicidade.] Como sabeis, temos por bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu. O Senhor é cheio de misericórdia e compaixão. [Ver também Tg 1:12.]
1 Pedro 3:14a Mas ainda que venhais a padecer por causa da justiça, bem-aventurados sois.
1 Pedro 4:12-14 Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. 13 Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da Sua glória vos regozijeis e alegreis. 14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, pois sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.
Atos 5:40,41 E concordaram com ele [Gamaliel]. Tendo chamado os apóstolos, açoitaram-nos, e mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir. 41 Os apóstolos retiraram-se da presença do Sinédrio regozijando-se, porque tinham sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. [Ver também 1Ts 1:6.]
10. Nossos espíritos alegres e felizes são prova da bondade do Senhor para conosco. É parte do nosso testemunho.
Salmo 40:2,3 Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.
Salmo 40:16 Folguem e alegrem-se em Ti os que Te buscam; digam constantemente os que amam a Tua salvação: Engrandecido seja o Senhor.
Salmo 69:30,32 Louvarei o nome de Deus com cântico, e engrandecê-Lo-ei com ações de graça. 32 Os pobres verão isto, e se agradarão; vós, que buscais a Deus, reviva o vosso coração.
Salmo 107:1,2 Dai graças ao Senhor, pois Ele é bom; o Seu amor dura para sempre. Digam-no os remidos do Senhor, os que remiu da mão do inimigo
Provérbios 15:13,15 O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração, o espírito se abate. 15 Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre tem um banquete contínuo.
Neemias 12:43 No mesmo dia ofereceram grandes sacrifícios, e se alegraram, pois Deus os alegrara com grande alegria. Também as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
Salmo 51:12,13 [O rei Davi orou:] Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13 Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão.
Isaías 61:10 [A nossa felicidade é como um enfeite que é admirado por outros.] Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus. Pois Ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto da retidão, como o noivo que se adorna com um turbante, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. 
Atos 3:8-10 [Quando o Senhor, através de Pedro e João, curou o homem deficiente nas escadas do templo, foi a reação alegre do homem que atraiu uma grande multidão, resultando na salvação de mais de cinco mil almas:] Saltando ele, pôs-se em pé e começou a andar. Então entrou com eles no templo andando e saltando, e louvando a Deus. Quando todo o povo o viu andar e louvar a Deus, 10 reconheceram-no como o mesmo homem que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo, e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.
Tiago 5:13b Está alguém contente? Cante louvores.

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores