Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

sábado, 22 de janeiro de 2022

O NOVO DISCÍPULO E OS ÍDOLOS DO TEMPO

 

                                                         DISCIPULADO DINÂMICO.

                        

 

BASE BÍBLICA PARA O ASSUNTO: 1 Coríntios 6.9,10.

 9-Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

10-Nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

INTRODUÇÃO: Idolatria é qualquer sentimento dado a qualquer coisa, pessoa, objeto, sentimento que tenta ocupar o lugar de Deus na vida do ser humano.

1-ÍDOLOS FAMILIARES.

1.1-Pai, mãe, filho, filha: (Mateus 10:37)

Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

Foi Ele mesmo quem afirmou, que se qualquer pessoa que quiser a salvação, nenhum membro da família poderá interferir, sob o risco de colocar a família no lugar de Deus e isso se torna idolatria.

Deixar de servir a Deus, por causa de parentes que não permitem, no mínimo é querer tomar o lugar de Deus na sua vida, Deus é soberano.

Já ouvimos vários casos, em que a família tentou impedir seus membros de atender a chamada para a salvação em Cristo e tiveram que escolher; ou a convivência com a família ou se retirar como uma pessoa estranha e forasteira. Mateus 10.36 Os inimigos do homem serão os da sua própria família.

E assim muitos provaram a dor da rejeição, por obedecer ao Senhor Jesus. Que adianta você ter a família ao seu lado nesta vida e ficar sem salvação, sem família na eternidade?

Sempre foi e será uma estratégia do inimigo nos colocar contra aqueles que amamos. O preço para sermos salvos Ele pagou com a própria vida, morrendo na cruz por todos nós. Más para garantirmos a vida salva precisamos pagar ao preço da permanência, e se depender de nós nos mantermos em harmonia com os familiares.

2-ÍDOLOS CULTURAIS.

Estes são facilmente declarados quando chegam as festas da cultura do lugar, (padroeiras (os), carnavais, micaretas, festas de reis, bumba meu boi, festas juninas, o caruru de sete meninos, que geralmente cultua seus padroeiros, usando como desculpas uma homenagem a tais imagens de escultura tentando com isso ocupar o lugar do único e soberano Deus. O que tem a ver um Cristão verdadeiro com os ídolos? Se nós conhecemos e adoramos a Deus em espírito e em verdade, jamais nos deixaremos cair nessa situação de desagrado ao Senhor Jesus. Desde o Antigo Testamento que o Senhor Deus proíbe a adoração aos ídolos. Êxodo 20.1-5

 

Quais são as festas da sua cultura local? ____________________________________________

_____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

 

3-ÍDOLOS RELIGIOSOS.

Aqui iremos deixar bem claro o que pode ser um ídolo religioso. Se você prestar bem atenção, verá que alguma vez na vida já ouviu falar de pessoas que se acham infalíveis (sem pecado, perfeito) só que na verdade todos nós estamos na busca pela perfeição, o único sem pecado que esteve em pessoa aqui na terra foi o Nosso Senhor Jesus Cristo. Os demais homens mortais são todos passivos de erros.

Lamentamos aceitar essa verdade, más é preciso. Não são poucos os homens religiosos que estão indo de encontro as verdades de Deus que a palavra dEle, (a Bíblia).

Você conhece algum líder religioso que se coloca no lugar de Deus achando que é infalível? _____________________________________________________________________

4-ÍDOLOS SEXUAIS.

O sexo é uma dádiva Divina para o homem e a mulher dentro do casamento entre pessoas de sexo diferentes e com a benção do Senhor Deus. Gênesis 9.7 Quanto a vós, sede fecundos, multiplicai-vos, povoai a terra e dominai-a!

“Sede fecundos”= significado- Vitalidade sexual e reprodutiva.

“Multiplicai-vos, povoai”= fala da reprodução humana, através da relação sexual sob a obediência ao Senhor Deus.

Pessoas que vivem na prostituição, no adultério, sensualidade, na fornicação, masturbação, sexo livre, não podem servir ao Deus vivo, porque são escravos do ídolo sexual, ou seja o sexo foi colocado no lugar de Deus.

 

5-ÍDOLOS IMPOSTOS.

Padroeiros e padroeiras, regimes políticos totalitários de Nações inteiras, escolas que deveriam primar pelo estado democrático de direito, más impõem uma ditadura idólatra para seus funcionários que se sentem coagidos a comemorar estas festas impostas em nome da obediência ao currículo escolar, e que nada tem a ver com os ensinos necessário para a conquista de uma boa educação secular.

6-ÍDOLOS PESSOAIS.

Como não falar dos ídolos pessoais, tais como o culto ao corpo para se obter o padrão exigido pelo sistema que diz que, tanto homens como as mulheres, devem estar “sarados ou saradas”. Aí já sabem como fica a situação, academias superlotadas, ruas e avenidas cheias, muitos e muitas não todos, más a grande maioria estão sendo manipulados por um decreto que visa o culto ao corpo. A todo o custo, a sociedade deixando até de ter uma vida saudável com uma boa alimentação para poder pagar uma academia de musculação.

Não somos contra o exercício físico até recomendado pelos médicos e profissionais da fisioterapia, porém é o propósito que faz a distinção do que é certo e o que é excesso.

Quantos jovens perderam parte do seu corpo, com o mau uso dos anabolizantes, mulheres perderam a beleza em busca da beleza, perderam a vida com a lipoaspiração, em nome de uma idolatria pessoal, e isso imposta por uma sociedade que não se aceita como Deus assim os formou, se é negro querem ficar branco, se gordo a todo custo querem ficar esbeltos, não pela saúde física e sim pelo padrão imposto.

Resumindo esta pauta, aquilo que foge do controle e obediência aos princípios bíblicos e traz prejuízos ao nosso corpo, espirito e a alma devem ser colocados fora do nosso coração, alma e espírito.

“Tudo com ordem e decência”. Arrumar seu cabelo, suas unhas, suas roupas, seus calçados entre outras coisas não trazem o pecado de idolatria para a nossa vida, porque se você pode passar sem isso ou com eles significa que eles não lhe escravizam como se fosse uma imposição pelo sistema mundano. Consulte sempre seu líder do discipulado para se obter uma vida padronizada pelo Espírito Santo de Deus, só Ele é quem tem a melhor proposta para o bem comum e uma vida excelente na presença de Deus e dos homens.

CONCLUSÃO:

Desejamos que todos os discípulos (as) tenham conseguido compreender o assunto, e através do mesmo todos possam crescer rumo ao destino que é sermos varões perfeitos, de acordo o nosso desejo subalterno a vontade de Deus.

 

AJUDA DICIONÁRIA:

O QUE É CULTURA. A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

IDOLATRIA. A palavra idolatria significa “culto a ídolos”. Essa palavra é uma transliteração do termo grego eidololatria.

 

O QUE É UM DISCÍPULO. Quem estuda; aluno. Aprendiz, aluno receptivo a ensinamentos

O QUE É SENSUALIDADE: qualidade ou caráter de sensual. Inclinação pelos prazeres dos sentidos; voluptuosidade.

 

 

 colaboração:    IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS ITAPICURU-BAHIA.

                                                  ESTE TRABALHO É FRUTO DE DEDICAÇÃO E TRABALHO INCANSAVÉL DO PASTOR JAILTON PASSOS. DEUS SEJA GLORIFICADO E VOCES POSSAM SER EDIFICADOS EM CRISTO E POR ELE!

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores