Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Artigo - A morte de Jesus foi necessária?

 



 Por que Ele teve que morrer e o que ele realizou? Aqui está um breve resumo das seis coisas principais que Cristo realizou em Sua morte.

Expiação

Expiação significa a remoção de nosso pecado e culpa. A morte de Cristo remove - expia - nosso pecado e culpa. A culpa do nosso pecado foi tirada de nós e colocada sobre Cristo, que a perdoou por Sua morte. Assim, em João 1:29 , João Batista chama Jesus de “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Jesus tira - isto é, expia - nossos pecados. Da mesma forma, Isaías 53: 6 diz: “O Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós”, e Hebreus 9:26 diz: “Ele se manifestou para aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo.”

Propiciação

Enquanto a expiação se refere à remoção de nossos pecados , a propiciação se refere à remoção da ira de Deus . Ao morrer em nosso lugar pelos nossos pecados, Cristo removeu a ira de Deus que merecíamos com justiça. Na verdade, vai ainda mais longe: a propiciação não é apenas um sacrifício que remove a ira, mas um sacrifício que remove a ira e a transforma em favor. A propiciação não transforma a ira em amor - Deus já nos amou plenamente, por isso enviou Cristo para morrer; transforma Sua ira em favor para que Seu amor possa realizar seu propósito de fazer o bem a nós todos os dias, em todas as coisas, para sempre, sem sacrificar Sua justiça e santidade.

Várias passagens falam da morte de Cristo como uma propiciação por nossos pecados. Romanos 3: 25-26 diz que Deus “mostrou [Cristo] publicamente como uma propiciação em seu sangue pela fé. Isso era para demonstrar sua justiça porque na tolerância de Deus ele deixou de lado os pecados anteriormente cometidos; para a demonstração da sua justiça no tempo presente, para que seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus ”.

Da mesma forma, Hebreus 2:17 diz que Cristo fez “ propiciação pelos pecados do povo” e 1 st João 4:10 diz: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou seu Filho para seja a propiciação pelos nossos pecados. ”

Reconciliação

Enquanto a expiação se refere à remoção de nossos pecados e a propiciação se refere à remoção da ira de Deus, a reconciliação se refere à remoção de nossa alienação de Deus. Por causa de nossos pecados, fomos alienados - separados - de Deus. A morte de Cristo removeu essa alienação e assim nos reconciliou com Deus. Vemos isso, por exemplo, em Romanos 5: 10-11 : “Pois, se éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho , muito mais, havendo sido reconciliados, seremos salvos pela sua vida. ”

Redenção

Nossos pecados nos colocaram em cativeiro, do qual precisamos ser libertos. O preço pago para libertar alguém do cativeiro é chamado de “resgate”. Dizer que a morte de Cristo realizou a redenção por nós significa que ela realizou a libertação de nosso cativeiro por meio do pagamento de um preço.

Há três coisas que devemos libertar, da maldição da lei, da culpa do pecado e do poder do pecado. Cristo nos redimiu de cada um deles.

Cristo nos resgatou da maldição da lei: “Cristo nos resgatou da maldição da lei , fazendo-se maldição por nós” ( Gálatas 3: 13-14 ).

Cristo nos redimiu da culpa de nossos pecados. Somos “justificados como um dom pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” ( Romanos 3:24 ).

Cristo nos redimiu do poder do pecado: “sabendo que não fostes redimidos com coisas perecíveis como prata ou ouro do vosso estilo de vida fútil, herdado de vossos pais, mas com sangue precioso, como de um cordeiro sem mácula e sem mácula, o sangue de Cristo”(1 st Peter 1: 18-19).

Não somos redimidos meramente da culpa do pecado; ser redimido do poder do pecado significa que nossa escravidão ao pecado foi quebrada. Agora estamos livres para viver para a justiça. Nossa redenção do poder do pecado é, portanto, a base de nossa capacidade de viver uma vida santa: “Fostes comprados por um preço; portanto, glorificar a Deus no vosso corpo”(1 st Coríntios 6:20).

Derrota dos poderes das trevas

A morte de Cristo foi uma derrota do poder de Satanás. “Ele desarmou os governantes e autoridades e os envergonhou, triunfando sobre eles nele” ( Colossenses 3:15 ). A única arma de Satanás que pode ferir as pessoas é o pecado não perdoado. Cristo tirou esta arma dele para todos os que acreditaram, derrotando-o e todos os poderes das trevas em Sua morte, como o versículo antes deste diz, “perdoando-nos todas as nossas ofensas, cancelando o registro de dívida que existia contra nós com suas demandas legais. Isso ele deixou de lado, pregando-o na cruz ”( Colossenses 2: 13-14 ).

E ele fez tudo isso morrendo como nosso substituto

A realidade da substituição está no cerne da expiação. Cristo realizou todos os benefícios acima para nós ao morrer em nosso lugar , ou seja, ao morrer , em vez de nós. Nós merecíamos morrer, mas em vez disso, Ele levou nossos pecados sobre si e pagou a pena .  Isso é o que significa que Cristo morreu por nós ( Romanos 5: 8 ) e se entregou por nós ( Gálatas 2:20 ). Como diz Isaías, “foi traspassado pelas nossas transgressões, foi esmagado pelas nossas iniqüidades ... o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós ” ( Isaías 53: 5-6 ).

Veja, a realidade da substituição subjacente a todos os benefícios discutidos acima, como o meio pelo qual Cristo os realizou. Por exemplo, a substituição é o meio pelo qual fomos resgatados: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” ( Mateus 20:28 ). A morte de Cristo foi um resgate por nós - isto é, em vez de nós. Da mesma forma, Paulo escreve que “Cristo nos resgatou da maldição da lei , tornando-se maldição por nós ” ( Gálatas 3:13 ).

Substituição é o meio pelo qual fomos reconciliados: “Porque também Cristo morreu pelos pecados de uma vez por todas, o justo pelos injustos , a fim de que ele poderia nos levar a Deus” (1 st Pedro 3:18). É o meio de expiação: “Ele fez que não conheceu pecado para ser pecado por nós , para que nos tornássemos justiça de Deus nele” (2 nd Coríntios 5:21) e “Ele mesmo levou os nossos pecados em seu corpo na cruz , para que possamos morrer para o pecado e viver para a justiça”(1 st Pedro 2:24). E morrendo em nosso lugar, assumindo o castigo por nossos pecados sobre Si mesmo, a morte de Cristo também é o meio de propiciação.

Em primeiro lugar, tudo isso é muito humilhante e deve nos levar a uma vida humilde diante da face de Deus. Por último, “Ninguém tem maior amor do que este, do que dá a sua vida pelos seus amigos” ( João 15:13 ). Em Sua morte, Jesus nos mostrou o maior amor já conhecido pela humanidade. Que possamos sempre agradecer por Seu grande sacrifício e presente inestimável!


0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG do Prof.. Pr. Barros Pinheiro

Seguidores