Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

sexta-feira, 25 de julho de 2014

João Batista


João Batista é de grande importância teológica na Novo Testamento. Ele acabou quase quatrocentos anos de silêncio profético e abriu o caminho forte Messias


Além de Jesus Cristo, João Batista é provavelmente o mais significantfigure teologicamente nos Evangelhos. Como foi o caso com Jesus, seu nascimento foi meticulosamente registrado ( Lucas 1:5-25 ). Hisentrance para o mundo foi marcado pela proclamação angelical e intervenção divina ( Lucas 1:57-80 ). nascimento de João não só se assemelha a de Jesus, mas ecoa a ocasião momento decisivo thebirth de Isaque a Abraão e Sara ( Gn 17:15-22 ; 21:1-7 ). John isclearly uma figura central na história da salvação de Deus.

Apesar de seus anos de formação foram vividos na obscuridade no deserto ( Lucas 1:80 ), o ministério hispublic terminou quase quatrocentos anos de silêncio profético. John era que voicecrying no deserto preparando o caminho para a vinda do Messias ( Is 40:3 ; Matt 03:03 ; Mark 1:2-3 ; Lucas 3:3-6 ). Inthis sentir a sua mensagem e ministério marcou a culminação da lei e os profetas, mas anunciava a irrupção do Reino de Deus ( Mateus 11:12 ; Lucas 16:16 ). SoJohn foi realmente uma figura de transição, formando o elo entre o Antigo eo Novo Testaments.He abrange as idades com um pé firmemente plantados no Antigo Testamento e outra no Novo squarelyplaced.

O tema central do seu ministério foi: "Arrependei-vos, pois o reino dos céus isnear" ( Mt 3:2 ). Ele foi chamado de "O Batista" porque sua prática era batizar os whoresponded à mensagem, ele proclamou e sinceramente arrependido de sua pecados ( Mt 3:01 ; Mark 06:14 ; Lucas 07:20 ).

João era um profeta do fim dos tempos. Ele realizou o seu ministério com um escatologia  que exigiu uma ação imediata. Ele ensinou que o julgamento está próximo. O machado islaid às raízes e Deus limpará completamente a sua eira ( Matt 3:10-12 ; Lucas 03:09 Lucas 03:17 ). EO autenticidade de arrependimento foi evidenciado em termos muito práticos: compartilhar com aqueles inneed, eliminar do enxerto, e proibir a extorsão ( Lucas 3:11-14 ).

Estilo de vida de João era tão austera quanto a sua mensagem. Ele era um asceta vivendo em thewilderness, vestido com pêlos de camelo e subsistindo de gafanhotos e mel silvestre ( Matt 03:04 ; Mark 01:06 ). UnlikeJesus, ele esperava que as pessoas a vir a ele, em vez de ele ir para eles ( Matt 03:05 ).

João havia "prazer para todos." Ele voluntariamente enfrentou a hipocrisia de estabelecimento ( Matt 03:07 ; Lucas 03:07 ). Ele fez nothesitate para expor a imoralidade de Herodes e preferiu morrer como um mártir em vez thancompromise suas convicções ( Matt 14:3-12 ; Mark 6:17-29 ).

Todas essas características retratar João como profeta de fogo proclamar a mensagem theapocalyptic de Deus. De fato, Lucas diz que João veio "no espírito e powerof Elias" ( Luke1: 17 ). Ele passa a aludir a Malaquias 4:5, que afirma que Elias voltará "antes do grande e terrível dia do Senhor." Na verdade, alguns contemporariesof John perguntou se ele fosse Elias ( João 1:21 ).

A crença de que Elias voltaria e preparar o caminho do Senhor pode ser rastreada toMalachi 03:01 e 04:05. Essa crença também é encontrado nas contas extra-bíblicas de Sirah48: 10 e 2 Esdras 6:02 f. Os evangelhos também indicam que muitos acreditavam que era  Elias, e depois o Cristo  ( Mateus 11:14 ; 17:10 ; Mark 6:15 ; 09:11 ; Lucas 09:08 ).

John negou que ele era Elias reencarnado ( João 1:21 João 01:25 ) No entanto Jesus afirmou que Elias deve vir em primeiro lugar e que ele tinha chegado na personof João Batista (. Matt 17:11-13 ; Mark 09:12 -13 ). João cumpriu a profecia de Malaquias no sentido espiritual, ao invés de uma forma literal.

Desta forma, Jesus reconhece o papel central que desempenhou na John ofsalvation plano de Deus. Ele foi o maior nascido entre as mulheres, porque ele teve o privilégio de pointingto o Cordeiro de Deus ( João 1:29-34 ). No entanto, como o último grande profeta da era pré-cristã, ele foi o menor no reino ofGod ( Matt 11:11 ; Lucas 7:28 ).

John aceitou plenamente o seu papel subordinado a Cristo. Ele negou que ele era o Christand enfatizou repetidamente que ele era simplesmente um testemunho da Luz ( João 1:19-23 ;. cf também João 1:6-9 ; João 3:27-30 ). Johnstated que Jesus era maior do que ele, e que Jesus tinha um mais poderoso andbaptism ministério ( Mark 1:7-8 ; Lucas 3:16 ; João 1:26-27 ). Ele não queria batizar Jesus, mas desejava ser batizado por Jesus ( Mateus 3:13-14 ). John permitiu que seus discípulos a deixar sua própria liderança e segue a Jesus ( João 1:35-39 ).

Mas apesar de toda a sua grandeza, John era meramente humano. Neste sentido, ele também se juntou em especulações thepopular sobre a identidade de Cristo. Pode ser que a visão de João de theMessiah variou muito com o que ouviu e viu em Jesus, que veio para questionar ifJesus fosse realmente o Cristo ( Mateus 11:1-2 ; Lucas 07:18 ). O factthat Jesus não era um asceta, e que ele procurou activamente na comunhão de publicanos andsinners pode ter sido uma ofensa a João e seus discípulos ( Mt 9:9-17 ; Matt 11:18-19 ; Lucas 7:33-34 ) . Jesus pode ter repreendido John a este respeito, quando disse: "Bem-aventurado o homem que doesnot cair por causa de mim" ( Mateus 11:06 ; Lucas 07:23 ).

Finalmente, mesmo que John era apenas uma testemunha de servir como uma figura de transição, theimpact de sua vida e ministério não deve ser subestimada. Durante sua vida ele tinha ASeguindo de discípulos que partilharam práticas comuns como o jejum e orações ( Matt 09:14 ; João 1:35-37 ; 4:1-2 ). John'sdisciples sobreviveu a sua morte e se espalhou por todo o mundo mediterrâneo. Apolo wasfrom Alexandria, no norte da África e em um ponto só sabia do batismo de João ( Atos 18:24-25 ). Da mesma forma, ao chegar em Éfeso, Paulo encontrou cerca de uma dúzia de discípulos de John.They também só tinha experimentado o batismo de João ( Atos 19:1-7 ). Estes casos indicam que o movimento de João Batista pode ter tido mais influência do que whatwe fazemos são capazes de recolher a partir do Novo Testamento.

Em estudos recentes, a relação histórica entre Jesus e João foi thesubject de estudo. Como Jesus visualizar John eo que John faça do ministério de Jesus? Inthis tipo de estudo, John muitas vezes serve como um paradigma para a interpretação da vida e MINISTÉRIO Jesus. Por exemplo, a inclusão do sofrimento e morte de John pode prenunciar ThePain e morte de Jesus na cruz. Além disso, em que medida John influenciar o andministry vida de Jesus? Na verdade, os maus tratos de João por Herodes Antipas pode ter tido uma parcela importante impacto sobre o ministério inicial de Jesus na Galiléia e em seu dia inJerusalem final.

As tradições cristãs que formam o material Evangelho em João também são a pesquisa moderna focusof. Por exemplo, as acusações contundentes e advertências de John são associados com o ministério de Jesus 
( Lucas 3:7-18 ), Butin o fim não são típicos de sua mensagem. Também não parece ter sido um earlytradition que João tinha sido ressuscitado dos mortos ( Mark 6:14-16 ). Que possíveis fontes pode ter dado origem a essas tradições?

Mesmo a configuração topográfica do ministério de João pode ser de configuração teológico significance.The deserto pode sublinhar a natureza gritante da mensagem de João, ou pode ser a luta das ofIsrael simbólicos no deserto.

E, finalmente, a análise psicológica e sociológica de João é de interesse de acordo com os critérios here.In da sociologia do desvio, o comportamento de John e messagecould ser classificado como "desviante". A esta luz, o uso de Mateus de Isaías 40:2-3 pol 3:7-10 podem tentar justificar John e endossar a legitimidade de seu ministério.

Em conclusão, João Batista é de grande importância teológica na NewTestament. Ele acabou quase quatrocentos anos de silêncio profético e abriu o caminho forthe Messias. Dentro do espírito de Elias, ele pregou uma mensagem de arrependimento e batismo. Inhis Darkest Hour ele questionou se Jesus era Aquele que estava para vir, ou se therewould ser outro. Ele inaugurou um movimento espiritual que teve influência muito depois hisdeath e estendido por todo o mundo mediterrâneo.

William A. Simmons

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores