Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

sexta-feira, 1 de março de 2013

A Transfiguração




  Comentário

-Cerca de uma semana depois da grande confissão de, os três principais Pedro Tiago e João, tiveram essa notável experiência.
Nota – se que esses três também foram selecionados como as únicas testemunhas da agonia de Jesus no Jardim do Getsemani Mc (14.33), e também antes, quando da ressurreição da filha de Jairo Mc (5. 37)
 -O desejo de Jesus era o de confirmar a validade da experiência de sua transfiguração por intermédio destas testemunhas oculares, para que não se perdesse a utilidades que essa experiência deve ter tido na historia de seu ministério e no estabelecimento da sua igreja.
Local  da Tranfiguraçao  Monte ?
-Um alto monte o local tradicional é o monte Tabor, situado cerca de 16 Km de Cafarnaum essa tradição foi por Cirilo, de Jerusalém, por Jerônimo no Século IV DC
-Alguns historiadores afirmam que esse monte, no tempo de Jesus, contava com uma fortaleza ocupada por tropas, e certamente Jesus não teria feito desse lugar um abrigo solitário para oração.
- O mais comum e aceitável é que o local da  visão foi o monte Hermom. O monte Hermom era bem visível e proeminente nas vizinhanças de Cesareia de Filipos Mt (16.13 )onde Jesus e seus discípulos  provavelmente ficaram.
-Há poucos montes na palestina que merecem essa denominação “alto monte”, e o Hermom é um deles.
- Provavelmente a transfiguração ocorreu a noite. Lucas nos informa que Jesus foi ali a fim de orar (Lc 9.28) era costume seu orar á noite  como indicar as seguintes passagens (lc 6.12;22.39;mat14.23-24)
-Os apóstolos dormiram porque durante a experiência haviam ficado despertados (lc 9.32 ).só desceram do monte no dia seguinte Lc (9.37 .)
-Mateus e Marcos usam a expressão  -foi transfigurando .
-Lucas diz - a aparência do seu rosto transfigurou e ocorreu quando Jesus orava
-Mateus e Lucas - mencionam especialmente a transfiguração ocorrida na fisionomia de Jesus –  resplandeciam como o sol
-Todos os três evangelistas sinóticos-mencionam a transfiguração havida em suas veste
-Mateus diz - brancas como a luz
-Lucas  -resplandeceram de brancuras
-Marcos -falar com maior ênfase – “sobremodo brancas, como nenhum lavadeiro na terra poderia  alvejar”
-As informações que temos indicam que a luz não brilhou sobre Jesus , como se viesse de uma fonte luminosa exterior
-Mas de dentro dele uma luz irradiou e era uma luz de branco ofuscante luz de gloria celestial, luz de homem imortal agora glorificado. Luz de participação na natureza divina  inerente de sua própria pessoas
- O.  vs. 6 ilustra a reação dos discípulos... Depois de ser testemunhas do acontecimento e ouvir a voz dos céus... Caíram de bruços,  tomados de grande medo
- De alguma maneira a mesma coisa sucedeu a Moises  quando ele recebeu as tabuas da lei Ex34.29. Mas o caso de Jesus e ainda mais extraordinário. Naquele instante Jesus se encheu verdadeiramente do Espírito,
-E a plenitude infinita do Espírito  ocupou todo o seu ser . Esse estado glorioso antecipou a sua gloria futura.(João 12.16;23; 17.5;22-24 IIcor3.19;mat13.43)
-  mas ao mesmo tempo antecipou a gloria que nos esperar.
-17.3 E eis que lhes apareceram Moises e Elias, Falando com ele. Lc 9.31 apresenta a natureza da conversa – “Os quais apareceram em gloria e falam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém”.
Há diversas lições e observações justas sobre a parição desse dois – Moises e Elias
-Moises representa como nenhum outro, a autoridade da lei e geralmente serve de símbolo do judaísmo em geral.  Diversas tradições associam Moises ao messias  - Jesus em sua vida e ministério era qual outro Moises  posto que deu uma nova lei . Organizou uma nova congregação. estabeleceu uma nova ordem de coisas . Moises no pensamento judaico estava associado a gloria do reino  de Deus  - Jesus  incorporou esta gloria em si  mesmo  como esta Demonstrada nesta visão
-Elias representa os profetas, por  ter sido um dos maiores profetas -  Jesus recebeu portanto o testemunho dos profetas  por que realmente todos eles profetizaram a seu respeito . Porem tal como no testemunho de. Moises, Jesus recebeu  o testemunho direto de Elias  o que serviu de confirmação de sua missão  como messias de Israel.
 -O profeta Elias também era associado  a esperança messiânica  e muitos esperam a sua visita pessoal  antes da manifestação do messias
- João era o Elias que havia de vir e Jesus era o Messias.

 Juntos, Moises e Elias  
-Mostraram a  aprovação do pai a pessoa e á missão de Jesus; e também demonstraram  que Jesus era o Messias de Israel, que se baseava na religião e esperança messiânicas dos judeus , não sendo Ele o fundador de uma religião  inteiramente separada da fé de Israel .  
-O aparecimento de Moises e Elias testificou que suas obras se completavam  em Cristo
Bom é estarmos aqui
- O local e agradável para estamos aqui neste momento.  nesta observação Pedro tinha razão por quanto foi testemunha de um dos maiores acontecimento da experiência humana  - embora essa importância lhe tenha sido difícil de perceber
 -Farei aqui três tendas  Novamente Pedro devido a sua natureza impetuosa  e á sua grande energia , estava pronto a edificar as três tendas sozinho, ou pelo
17.5; Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa as cobriu; e dela saiu uma voz que dizia Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
- se outro acontecimento não tivesse interrompido a Pedro, certamente teria continuado a falar.  Como era de seu costume
-Essa visão tem quatro elementos principais
- A transfiguração da aparência  e toda pessoa de Jesus
- A parição de Moises e Elias
A parição da nuvem  que provavelmente não era uma nuvem física  ou  comum, mas uma manifestação de luz extraordinária  - nuvem luminoso ´esta nuvem os envolveu
-Uma voz que dizia
- Por diversas vezes houve nuvens relacionadas ao ministério de Jesus No seu batismo Mt (3.17)
-Mas tarde na sua ascensão at( 1.9) quando do seu segundo advento também há promessa de que  haverá uma nuvem mt (24.30)
-... Uma voz que dizia ... os discípulos não precisavam erguer tabernaculos terrestre para a brigar a presença de  Moises e Elias Deus manifestou a sua presença sem precisar de qualquer edifício material
 -Demonstrou que sua mensagem estava presente entre os homens, na pessoa de seu filho.
-O reino literal ainda não se  demoraria , mas todos  os benefícios da  de reino poderia  seria   usufruídos pelo crente
- Imediatamente.  A voz transmitiu a mesma voz já notada em Mt( 3.17 )quando batismo de Jesus
-Os discípulos, ou pelo menos Pedro quiseram  deter a Moises e Elias ; “mas a grande mensagem de Deus é ouvi o cristo”. Temos aqui o cumprimento da profecia de Deut. 18.15 o Senhor teu Deus te despertará um profeta do meio de ti. De teus irmãos , semelhante a mim; a ele ouviras
17.6 os discípulos, ouvindo isso, caíram  com o rosto em terra,  e ficaram paradamente atemorizados .
-Os discípulos não se prostraram em adoração ., mas simplesmente porque os  elementos da visão se ampliaram com tal intensidade que  não poderiam suporta –La
 - A mudança  da atmosfera mental , grande voz vinda dos céus , e de modo geral,  a intensificação da experiência  mística , oprimiram os sentidos daqueles mortais
- O feito foi tão completo, naquela ocasião, que os discípulos perderam a capacidade de permanecerem de pé     - reações similares Ex. (34; 30 )
17.7 Chegou – se , pois Jesus e, tocando – os, disse; levantai – vos, e não temais ,
-Jesus tocou neles como prova de sua misericórdia e ternura.
- É possível que aquele toque também tenha  o efeito de restaura –lhes
 -Não há ninguém que, tendo recebido um toque celeste, permaneça o mesmo de antes.
CONCLUSÃO 17;8 E, erguendo eles os olhos, não viram a ninguém senão a Jesus  somente .Então eles.. o ministério de  Moises e Elias terminou naquele momento,o somente Jesus ficou a fim de continuar a ministrar.  Neste caso temos, novamente, a prova, de que  no passado Deus falou por intermédio dos profetas , de diversos modos e por vários meios, mas nos últimos dias  Deus fala por meio de seu filho Heb 1.1;2  O clímax da mensagem do VT   
  Pr . Carlos Pinheiro – Casa Nova Bahia

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores