Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

sábado, 15 de julho de 2017

Artigo : A lábia do Hospede de Jeroboão, artimanhas, mentiras e enganos, para persuadir.


Pastor. José Carlos



O leão, o Jumento e Cadáver do Homem de Deus em Betel


Só a Deus devemos obedecer integralmente, e nunca duvidar de suas palavras, pois elas, são dignas de toda aceitação, constitui um grave problema, com inevitáveis consequências, a desobediência a palavras de Deus, por parte do obreiro. Quando duvidamos e não obedecemos na integra as orientações, que recebemos da parte do Senhor, quando Deus orienta alguém para fazer algo, Ele sabe exatamente o que está fazendo, cabendo a nos apenas seguir as regras, não dar lugar a outras opiniões ainda que elas venhas de pessoas de alta posição e respeito no cenário eclesiástico, Deus levantou uma voz profética com o caráter exortativo para denunciar a idolatria e os abusos insolentes, cometidos por Jeroboão.  E o homem de Deus até que se saiu bem diante do rei. Mas tropeçou diante de um companheiro, também profeta, chamado na bíblia de velho profeta, que residia no campo, em uma cidade de Betel, o velho profeta, já não  influenciava e nem exercia nenhum impacto positivo em Israel, Este relato bíblico e muito interessante, aqui vemos o quanto é grave o pecado da desobediência, e o trágico destino deste jovem profeta, ele cumpriu parte de sua missão, mas não, terminou bem, deu ouvidos ao profeta velho que morava em Betel e vivia debaixo da hospitalidade do rei, ele e juntamente com seus filhos, viviam bem alinhados dentro do sistema de Jeroboão, aqui vemos o princípio negativo da conveniência, para esse tipo de gente o importante e si dar bem na vida, e estão  focadas no “Ter” em detrimento do ,“Ser”. Não enxergam mais as verdades eternas da palavra de Deus, e ainda são portadores de uma doença espiritual gravíssima chamada síndrome de  Balaão ou, O caminho de Balaão que de acordo o relato bíblico em tela, abaixo, descreve com precisão o declínio espiritual de Balaão “Abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça”. (II Pe 2:15) Diante de tantas coisas que estavam sendo acrescentadas como recompensas, Balaão se vendeu. Mercadejou a palavra de Deus, corrompeu seu ministério, adulterou com Mamom, se deixando contaminar pela cobiça e avareza. Como Pedro bem coloca: ele amou o prêmio da injustiça, o salário da fraude, pelo qual acabou sendo defraudado e morto. – como Balaão, o velho profeta usou de artimanhas, mentiras e enganos, para persuadir, o homem de Deus, que, no memento em que foi achado se encontrava descansando debaixo de Carvalho, cansado e com fome, foi exatamente aqui, quando o homem de Deus parou no caminho, que o velho profeta, proferiu mentiras e conseguiu enganar, e tenta - ló naquilo que ele mais deseja naquele momento, que era alimentasse, pois tinha fome.   E com isso e leva- ló, a desobedecer ao mandato do Senhor. No novo testamento vemos o relato do evangelista  Mateus  (4. 1-11 )    aonde é mencionado sobre tentação de nosso querido Mestre e salvador Jesus Cristo, que tentado nesta mesma areia, satanás, disse "Se tu és o Filho de Deus..." transforma essas pedras em pão mas    Louvado seja Deus que Cristo não cedeu a tentação nem por um instante. Como Ele venceu? Confiando na Palavra de Deus: "Não só de pão viverá o homem mas de toda palavra que procede da boca de Deus". Da mesma forma podemos nós vencer hoje. Num mundo confuso por tantas falsas e falhas ideologias, falsos cristos e falsos profetas, nossa única segurança está num "Assim diz o Senhor". Hoje mais do que qualquer outro tempo na história, temos que confiar nas palavras que saem da boca de Deus.

       Os homens estão perdidos no seu engano, e com suas palavras levam muitos a perdição. Mas aqueles que confiam na Palavra de Deus jamais serão confundidos nem enganados. Como podemos observar ,Triste será o fim dos que depositaram sua confiança nas palavras dos homens. Gastaram sua vida servindo um outro "deus" e no juízo se espantarão quando Cristo disser "Não vos conheço" (Mat. 25:31-46). Aqueles que conhecem as palavras que saem da boca de Deus, também conhecem o Autor que escreveu estas palavras. A estes Cristo dirá "Vinde benditos do meu Pai e possui o reino ..." O que sempre esteve em jogo não foi comer ou não uma fruta (a queda de Adão), guardar ou não os mandamentos. A questão foi, é, e sempre será, confiar ou não em Deus e nas palavras da Sua boca.

                  Ao confiar nas palavras do profeta velho o homem de Deus, foi rebelde com essa desobediência não restou outra alternativa ele foi castigado, morreria e não seria sepultado em sua terra. Essa sentença era terrível para um judeus (a ansiedade dos hebreus para ser enterrado com seus pais, ver Gênesis 47:30; Gênesis 49:29, Gênesis 49: 1, Gênesis 49:25; 2 Samuel 19:37, etc.). pois não teria tempo de chegar lá. Após a pratica da desobediência já no caminho de volta, um leão o matou e seu corpo foi sepultado no sepulcro do velho profeta, ali mesmo em Betel. Os israelitas verdadeiramente piedosos deixado suas casas quando Jeroboão fez suas mudanças religiosas, e, se transferiram para Jerusalém, lá fortaleceram o reino de Roboão 2 Crônicas 10: 16-17. Este "profeta velho", haviam permanecido debaixo da hospitalidade de Jeroboão, e era desprovido de qualquer sentimento religioso profundo e sério. Mais não quis ficar só nesta situação arrastou com o ele o homem de Deus quer foi desobediente ao mandato do Senhor.  Que aliás, este profeta anônimo deveria ter sentido que sua obediência estava sendo provada, por Deus, Desobediência a certos comandos positivos de Deus, é passivo de  juízo, já a desobediência era exatamente o pecado de Jeroboão e seus adeptos. Deus não usou de dois pesos e duas medidas.

              Quantos homens de Deus deste tempo, também tem amargurado a mesma experiência, começa bem no ministério, mas infelizmente termina mal, quantos no início de sua vida ministerial eram zelosos, verdadeiros baluarte da doutrina ortodoxa bíblica, e ater eram respeitados por isso, mais se deixaram levam por, modismo e doutrinas heréticas, vaidades, materialismo, que o fizeram abandonar tudo aquilo que defendiam antes. Deixaram sua fidelidade exegética e sua dedicação aos princípios da doutrina ortodoxa tradicional, para abraçar as novidades e o padrão de vida politicamente Correto que é facilmente adaptável ao mecanismo deste mundo, esses líderes já se renderam aos encantos das experiências em detrimentos das verdades bíblicas. Mas Deus os chamarão para a prestação de contas terão de pagar por sua desobediência ao mandato que receberão do Senhor, Vimos aqui a quebra do bom exemplo, neste caso no que tange a obediência, por parte do homem de Deus que foi enviado para profetizar contra o altar, ele veio, na força e poder da palavra de Deus, era um mensageiro divinamente inspirada. (Compare 1Rs 13: 2, 1 Reis 13: 5, 1 Reis 13:32.) mas se deixou levar pela lábia do hospede de Jeroboão, se rebelando contra o Senhor.   Vindo a perecer em Betel, que posamos segui em atitude de lealdade e obediência ao Senhor que nos chamou para a obra do ministério, conscientes do difícil dever de ser exemplo em tudo, perante Deus e os homens, para agradar ao Sumo pastor,

extraído do livro:

  O princípio da transferência de experiência, para o aprendizado no ministério pastoral. de José Carlos.
15 de Julho de 2017 Brasil

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores