Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

sábado, 23 de abril de 2016

Caraterísticas dos três obreiros na epistola de 3 Joao e de André que foi o primeiro a receber de Cristo o título de Pescador de Homens e tornou-se o primeiro a recrutar novos discípulos para o Mestre.





Introdução: 


Esta carta foi escrita pelo Apóstolo João, que se chama um "ancião", ele inscreveu para um amigo, que ele menciona pelo nome, e expressa uma grande afeição, ao bem amado Gaio

Considerações sobre O apostolo Joao

O mais velho escritor, o apóstolo João, estava em Éfeso e de lá escreveu. Para “Gaio”; vale lembrar que e este. Caio, não é o mesmo Caio, que foi anfitrião do apóstolo Paulo, (Romanos 16:23), o. Gaius do apóstolo Paulo viveu em Corinto, em algum lugar perto de Éfeso, havia trinta ou quarenta anos de idade de diferença entre eles, o Caio Coríntios foi batizado por Paulo, e foi, sem dúvida, um de seus filhos espirituais, o Caio desta, carta era um dos filhos espirituais do Apóstolo João, (3 João 1: 4 ); Gaius da Macedónia, ( Atos 19:29 ), ou com Gaio de Derbe, ( Atos 20: 4 ), ele era um obreiro intocável 

Qualidades do obreiro Gaio

Em virtude da sua Adesão firme para as verdades do Evangelho. João Felicita-o pela sua hospitalidade e da caridade Atos de beneficência e por um obreiro companheiro para a defesa da verdade na igreja local, 3Jo 1: 5-8. Sendo ele uma pessoa verdadeiramente graciosa, Fidelidade e Integridade, de grande liberalidade e beneficência, e ele trouxe muita alegria ao caraça do apóstolo João; exatamente por possuir essas nobres qualidades: Sinceramente, A fidelidade, integridade e sinceridade ele, estava revestido das características de um verdadeiro obreiro sem dolo:

Obreiro aprovado não faz a obra de uma forma hipócrita, para ser visto pelos homens, e ganhar aplausos a partir deles, mas a partir de um princípio de amor, e tendo em vista a glória de Deus:

Caio era um homem muito hospitaleiro, muito civilmente e com cortesia, com grande generosidade, e com muita integridade e sinceridade Caio estava pronto pra servir a todo o corpo de Cristo e não fazia acepção, “ele estava sempre em prontidão para servir aos irmãos da igreja loca, aos irmãos que chegasse de outras cidades para visitar a igreja.” para acompanhá-los, tanto para dirigir-lhes o caminho, e para protegê-los do perigo e, principalmente, para ajudar no que fosse necessário; ver (Tito 3:13). 

Um obreiro com a alma Sadia

A alma está doente devido ao o pecado, mas a experiencial pessoal com Cristo e o andar na verdade em amor. Constituem o fator determinante para uma saúde espiritual, para ter uma alma sadia. 

Quando se tem um apetite espiritual para o Evangelho, O leite racional da palavra, alimenta-se dela, é, o crente cresce assim; no exercício da: fé, esperança e amor “Amado, desejo acima de todas as coisas que tua prosperidade, ter sucesso em todas as coisas temporais, e como o sucesso deste tipo depende da bênção de Deus, o que enriquece, e é, para ser desejado e O apostolo Joao orou por Gaiu,( As iguarias mais ricos, os maiores posses, ou os melhores amigos? ) , e desejado por um amigo para o outro. Mas”: a medida deste desejo é de acordo com a prosperidade de sua alma.

O obreiro com a alma sadia não inveja os dons e graças dos outros, mas folga com a verdade, onde quer que seja;

Depois de nos revelar as boas qualidades de Gaio, nesta sua pequena carta João menciona dois outros homens, que retratam dois caracteres opostos encontrados em membros de igrejas através dos tempos.

O mal obreiro Diótrefes

Seu principal problema era que ele priorizava seus interesse pessoas, o que produzia certamente a desunião entre os irmãos.

Diótrefes – Buscando a Primazia 

Diótrefes seu nome significa “um nutrido” “ou criado por júpiter” “um deusinho”. Era um gentio, este obreiro gostava de ter a preeminência o primeiro lugar, ele gostava de estar na cabeça de todas as coisas, para governar para mandar nos outros. Este e o tipo que gosta de mandar nos outros, ele não aceitava em hipótese, alguma ser o segundo lugar, era e o tipo de pessoa que por presunção quer assumir uma posição da qual ele não tem direito algum, Diótrefes tinha o desejo de governar.eu tenho excelência; eu tenho superioridade; eu tenho vantagem; eu tenho competência. Mas, o mais prejudicial significado para este nome é “rivalidade”. (Quem, na qualidade de homem, conhecia a Cristo mais que João, o Apóstolo?).


Diótrefes um obreiro com alma doente, ele se levantou contra o Apostolo Joao e ainda incitou outros a fazer o mesmo. 

Diótrefes tornou-se um rival de João, o Apóstolo e, consequentemente, rival de Cristo

Tal ele tenha nutrido alguma antipatia secreta de Joao ou algum rancor privado.  

Temos que ter cuidado com a mar influência dos homens ambiciosos dentro da igreja

Diótrefes “era viciado em estouro com conversa fluxo”, era portador do mau hábito de fala mal para difamar e minar o caráter dos outros, com palavras que feria, (calunia, e ameaças) para prejudicar os outros. Diótrefes nem fazia o bem nem deixava os outros fazer

Como a “expressão exata” de um mal que acometeu a igreja naqueles dias e, mesmo hoje, acomete aqueles que devem ser exemplo para o rebanho no que diz respeito à “humildade” e “mansidão” (Mt. 11:28-30). A postura dele era contrária ao propósito de apresentar a Verdade manifesta na Pessoa de Cristo (Jo 14:6 e II Cor 13:8).

. Diótrefes – Fechando as Portas 

Outro aspecto terrível de Diótrefes era o fato de que ele não entendia o caráter de um “cooperador”. Sua falta de personalidade, já que não tinha “espiritualidade”, enxergava os irmãos mais sobre a ótica da “concorrência”, e não da “cooperação”. Seu desejo era mais resguardar uma posição, um “status”, considerando os demais inferiores a ele. A malícia do seu discurso visava destruir a reputação dos verdadeiros irmãos e servos de Cristo. Ele não somente proferia palavras, como também expulsava os que se achegavam àquela localidade para visitar o rebanho, em detrimento ao direito dos “convertidos” de comungar a Verdade com aqueles que traziam no coração o conhecimento da Pessoa de Cristo. O pecado de Diótrefes era falar mal dos irmãos desconhecendo esta verdade:

E deu-lhes ordens estritas, à sua maneira nobre e tirânico, para não mostrar qualquer respeito aos eles; Portanto ele exorta Caio não seguir um tal mal exemplo,

A alma doentia de Diótrefes, evidenciada nas atitudes de: fingimento, simulação; presunção; prejuízo; alteração moral ou física; falta de naturalidade; orgulhoso. 

Demétrius, conhecido por ser um verdadeiro, 3Jo 1 : 12

O segundo homem mencionado nesta passagem é Demétrio, um irmão confiável. Tudo que sabemos a respeito dele nesta carta está contido num só versículo (12).

O seu nome significa "pertencente a Demeter" ou seja, Ceres, a deusa da agricultura dos gregos, do que pode-se deduzir que foi convertido do paganismo. Existe a probabilidade que ele foi o portador desta carta, enviada quando João residia em Éfeso. Quando Paulo pregava o Evangelho em Éfeso no princípio, um ourives chamado Demétrio deu origem a um tumulto contra ele … Teria ele se convertido, sendo agora o portador? Não sabemos. É provável que o nome seja apenas uma coincidência. Talvez fosse até um dos pregadores itinerantes que Diótrefes se recusava a receber. Ou mesmo outro membro da igreja com que se reuniam Gaio e Diótrefes. Ao contrário de Diótrefes, este é um exemplo bom, para ser imitado. Todos falavam bem dele. João escreve que "a própria verdade testemunha a seu favor”. O seu caráter e procedimento eram aprovados pela "verdade", 

Ele era um tipo da pessoa nascida de novo, transformada pelo poder do Espírito Santo, dando fruto que manifestava ser ele uma nova criatura de Deus.

Conscientização da igreja para abraçar a visão de crescimento da liderança local, Seguindo o exemplo de André e tornou-se o primeiro a recrutar novos discípulos para o Mestre. (Mc 1.29Jo 1. 40-51)

André tinha 33 anos quando foi escolhido e era o mais velho dos apóstolos

André que é a tradução do grego Andreas, que significa "varonil", também conhecido como o Afável, foi o primeiro a receber de Cristo o título de Pescador de Homens e tornou-se o primeiro a recrutar novos discípulos para o Mestre. Nascera em Betsaida da Galiléia. Ele era fisicamente forte, homem devoto e fiel. (Mc 1.29). Era o mais velho, em uma família de cinco filhos sendo ele próprio, o seu irmão Simão, e três irmãs. O seu pai Jonas ou João, agora falecido, tinha sido sócio de Zebedeu no negócio de secagem de peixes em Betsaida. André e Pedro ambos jovens haviam seguido o pai no negócio da pesca se tornando pescadores. Quando se tornou um apóstolo, André estava solteiro, mas vivia com o seu irmão casado, Simão Pedro. Ambos eram pescadores e sócios de Tiago e de João, os filhos de Zebedeu.

No ano 26 d.C., quando foi escolhido como apóstolo, André tinha 33 anos, um ano completo a mais do que Jesus, e era o mais velho dos apóstolos. André junto com seu irmão Simão Pedro era um discípulo de João Batista (João 1.35). No evangelho de Mateus diz que quando Jesus caminhava junto ao mar da Galiléia, ele saudou a André e a Pedro e convidou-os para se tornarem discípulos (Mt 4.18,19). Isso aconteceu no dia seguinte àquele em que João Batista viu o espírito santo descer sobre Jesus. Então João Batista apontou para André e mais um de seus discípulos e disse: "Eis o Cordeiro de Deus" (Jo 1.36).

André e o outro discípulo ouviram que João Batista falou e seguiram Jesus (Jô 1.37).Jesus notou a presença de André e perguntou-lhe: “Que procurai?” e André respondera: "Rabi, onde moras?" Jesus respondeu: “Vinde e vede” assim levou-o a casa onde ele se hospedava e passou a noite com ele (Jô 1.38-39).

André foi logo à procura de seu irmão, Simão Pedro, a quem disse: "Achamos o Messias..." (Jo 1.41). Por seu testemunho, ele ganhou Pedro para o Senhor. A partir daí os dois irmãos se tornaram discípulos fiéis

de Jesus. Numa ocasião posterior, antes do derradeiro chamado ao apostolado, passaram a ser companheiros mais íntimos, e abandonaram todos os seus pertences para seguir Jesus (Lucas 5:11; Mateus 4:19-20; Marcos 1:17- 18). 

André era um homem de um discernimento interno

Claro, de pensamento lógico e de decisão firme, cuja grande força de caráter consistia na sua estupenda Estabilidade. A sua desvantagem de temperamento era a sua falta de entusiasmo; muitas vezes ele preferiu fazer elogios ponderados aos seus companheiros a encorajá-los. 

Os primeiros missionários estrangeiros da fé cristã

André e outro discípulo chamado Filipe apresentaram a Jesus um grupo de gregos (Jo 12.20-22). Por este motivo podemos dizer que eles foram os primeiros missionários estrangeiros da fé cristã. Mesmo nunca tendo sido um pregador eficiente, André

Trabalho pessoal eficaz

Fazia um trabalho pessoal eficaz, sendo o missionário pioneiro do Reino, visto que, enquanto primeiro, Apóstolo escolhido, imediatamente trouxe até Jesus o seu irmão, Simão, que depois se tornou um dos maiores pregadores do Reino. André era o principal apoio da política adotada por Jesus, de utilizar o programa de trabalho pessoal como um meio de treinar os doze como mensageiros do Reino

Um dos discípulos mais próximos de Jesus Sempre citado entre os quatro mais importantes

André é mencionado nos evangelhos como estando presente em diversas ocasiões de importância, como um dos discípulos mais próximos de Jesus (Marcos 13:3; João 6:8,João 12:22); os Atos dos Apóstolos apenas o mencionam uma única vez (Atos 1:13).

Esteve sempre próximo ao mestre durante sua vida pública. 

Sempre citado entre os quatro mais importantes, junto com Pedro, João e Tiago, sendo seu nome mencionado explicitamente três vezes: por ocasião do discurso sobre a consumação dos tempos de Jesus, na primeira multiplicação dos pães e dos peixes. Excetuando a oratória, ele era igual aos seus companheiros em quase todas as aptidões imagináveis. Jesus nunca deu a André um apelido, uma designação fraternal. Contudo, tão logo os apóstolos começaram a chamar a Jesus de Mestre, eles também designaram André com um termo equivalente a chefe. No começo da vida pública de Jesus ocuparam a mesma casa em Cafarnaum. Segundo as Escrituras esteve sempre próximo ao mestre durante sua vida pública. 

André era um bom organizador e um administrador

Ainda melhor. Era um dos quatro apóstolos que formavam o círculo interno, mas ao ser designado por Jesus como dirigente do grupo apostólico, André teria de se manter junto aos seus irmãos, ao passo que os Outros três usufruíam de uma comunhão mais estreita com o Mestre. Até o fim, André permaneceu como o Deão do corpo de apóstolos. 

Um obreiro de grande capacidade de percepção 

De todos os apóstolos, André era o melhor conhecedor dos homens. Ele sabia que conflitos estavam germinando no coração de Judas Iscariotes, mesmo quando nenhum dos outros Sequer suspeitava de que algo estava errado com o tesoureiro deles; mas ele nada disse a ninguém sobre os Seus temores. 

Começa e termina bem sua vocação 

Estava presente na Última Ceia, viu o Senhor Ressuscitado, testemunhou a Ascensão, recebeu graças e dons no primeiro Pentecostes e ajudou quando duas mil almas foram acrescentadas ao Reino, graças principalmente à pregação energética e inspirada de Pedro, 

André não se intimidou com o sucesso dos outros ele era um, verdadeiro líder.

Disse ao seu irmão: "Eu não poderia ter feito isso, mas estou contente de ter um irmão que o fez". Ao que Pedro respondeu: "E se não fosse tu, que me trouxeste ao Mestre e, não fosse a tua perseverança em me manter junto a ele, eu não estaria aqui para fazer isso". André e Pedro eram exceções à regra, provando que mesmo irmãos podem conviver em paz e trabalhar juntos de um modo eficiente.

O grande serviço de André para o Reino

Logo depois da ascensão celeste de Jesus, André começou a escrever um registro pessoal de muitos dos Feitos e dos ditos do seu Mestre que partira. Depois de Pentecostes, Pedro estava famoso, mas nunca, Se tornou irritante para o irmão mais velho passar o resto da 

Era maduro e humilde para reconhecer sua posição no contesto da igreja.

Sua vida sendo apresentado como o "irmão de Simão Pedro". O grande serviço de André para o Reino foi o de aconselhar a Pedro, a Tiago e a João a respeito da escolha dos primeiros missionários que foram expedidos para proclamar o evangelho do Reino, e também o de aconselhar a esses primeiros líderes sobre a organização dos assuntos administrativos do Reino.

André tinha o grande dom de descobrir os recursos

Ocultos e os talentos latentes dos mais jovens. Entre grandes ameaças e perseguições, ele estabelecia a Fé na Palestina, passando provavelmente por Cítia, Épiro, Acaia e Hélade. Para Nicéforo ele pregou na Capadócia, Galácia e Bitínia, e esteve em Bizâncio, onde determinou a fundação da Igreja local e apontou Eustáquio como primeiro bispo. Finalmente esteve na Trácia, Macedônia, Tessália e Acaia.

A cruz de André. Tradição 

Foi na Grécia, segundo a tradição durante o reinado de Trajano, que André viveu seus últimos dias na Cítia,

Ao norte do mar negro. Mas um livreto intitulado: Atos de André (provavelmente escrito por volta do ano 260 dC) diz que ele pregou primariamente na Macedônia e foi martirizado e crucificado em Patros da Acaia, cidade na qual havia sido eleito bispo, por ordem do pro cônsul romano Egéias.

Diz ainda, que ele foi Atado, não pregado, a uma cruz em forma de X, símbolo religioso que ficou conhecida como a cruz de André.


Pastor. Carlos Pinheiro


0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores