Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Plano de Aula para Lição 5 O Arrebatamento da Igreja Pr. Carlos Pinheiro.




Texto Áureo

Depois, nós os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens I Ts. 4.17

Introdução Na lição de hoje, estudaremos a respeito de um dos acontecimentos mais gloriosos e esperados desde que o Senhor Jesus foi assunto aos céus — o arrebatamento da Igreja. Esta lição é de máxima importância para os nossos dias, já que ultimamente se ensina tão pouco a respeito da volta de Jesus.

A abordagem desse tema, é de máxima importância, para os crentes salvos, como sabemos a escatologia bíblica é uma das dez doutrinas estudas na teologia sistemática. Negligenciar o estudo sobre o arrebatamento da igreja, só revela uma atitude, de frieza espiritual, e de desapego a palavra de Deus, isso fatalmente resultará em prejuízo no processo, de aperfeiçoamento dos santos – culminado na sua reprovação, do curso de formação a varão perfeito.

Arrebatamento, vem do Latim, “a, junto, em”, mais RAPTARE, derivado de RAPERE, “levar embora, saquear, apoderar-se de”,

I. Todos os salvos serão arrebatados

Considerações importantes.

Há uma distinção entre o arrebatamento e a segunda vinda de cristo, devemos observar várias contraposições entre, arrebatamento e a segunda vinda, elas mostrarão que os dois acontecimentos não são sinônimos nas escrituras.

1. O arrebatamento compreende a retirada dos crentes salvos, enquanto o segundo advento requer o aparecimento e a manifestação do filho

2. No arrebatamento os santos são levados nos ares, enquanto na segunda vinda cristo voltara a terra

3. No arrebatamento Cristo vem buscar sua noiva, enquanto na segunda vinda ele retorna com a noiva.

4. O arrebatamento resulta na retirada da igreja, e na instauração da tribulação, enquanto a segunda vinda resulta no estabelecimento do reino milenar

5. O arrebatamento é iminente, enquanto a segunda vinda é precedida por uma multidão de sinais

6. O arrebatamento traz uma mensagem de conforta para os salvos, enquanto a segunda vinda é acompanhada por uma mensagem de julgamento

7. O arrebatamento está relacionado com o plano de Deus para igreja, enquanto a segunda vinda está relacionada ao plano para Israel e para o mundo

8. O arrebatamento é um mistério, enquanto a segunda vinda é prevista em ambos os testamentos

9. No arrebatamento os crentes são julgados, enquanto na segunda vinda os gentios e Israel são julgados

10. No arrebatamento os gentios não são afetados, enquanto na segunda vinda são julgados

11. No arrebatamento as alianças de Israel não são cumpridas, enquanto na segunda vinda todas as alianças são cumpridas

12. O arrebatamento é somente para os crentes, enquanto a segunda vinda tem relação com todos os homens

13. A expectativa da igreja com relação ao arrebatamento é perto está o senhor, fp. 4,5 enquanto as perspectivas em relação a segunda vinda é o reino está próximo

II. O arrebatamento e a ressurreição dos mortos

Consideração sobre os crentes de Tessalônica.

Os crentes de Tessalônica não ignoravam o fato da ressureição diferentemente dos irmão da igreja de coríntios. 1 CO. 15.12-23 eles acreditavam na ressureição, a questão levantada lá, era quanto a relação entre ressurreição dos já falecidos e os vivos na ocasião do arrebatamento, para solucionar essa questão Paulo. Mostra que a ressurreição é uma doutrina cardinal da palavra de Deus, no novo testamento há pelo menos 40 referencias para ressureição no sentido literal e no plano de ressurreição é apresentada com distinção. " (1 Ts 4.13-18). A garantia de que os mortos virão com Cristo

A promessa de que Deus, "mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem" é uma afirmação revolucionária. É importante observar que não está escrito: "trará para Ele", mas "trará, em sua companhia", ou seja, "trará com Ele". O próprio Senhor comunica ao apóstolo – e assim a toda a Igreja – que os mortos em Cristo não serão prejudicados de modo algum, mas que até terão a primazia.

Quando voltar, Jesus trará consigo os que morreram nEle, pois eles já estão com Ele (1 Ts 4.14-15), e ressuscitará seus corpos mortos em primeiro lugar (v.16). Somente depois disso acontecerá a transformação dos crentes ainda vivos, e então eles serão arrebatados juntos ao encontro do Senhor (v.17).

Ressurreição dos Justos e Ressurreição do Impios

A ordem dos acontecimentos no plano de ressurreição e estabelecida da seguinte forma

Primeira Ressurreição

· Cristo como as primícias dos que dormem 1 Co. ( 15.23)

· Os santos no arrebatamento, 1 ts. 4.16; os santos no período da tribulação Ap. 20.3-5; juntamente com os santos do antigo testamento; Dn. 12. 2; Is. 26. 19 estes estágios são incluídos na primeira ressurreição

Segunda Ressurreição

· Ressurreição dos não salvos. Ap . (20,5.11-14)

III. antes do arrebatamento e depois dele

Antes O crente deve estar preparado a cada dia pois estamos sujeitos as intempéries da vida, mas depois do arrebatamento viveremos felizes para sempre

Consideração Final

Vale salientar que existem dois acontecimentos registrados nas escrituras, de significados escatológicos importantes, dos quais a igreja tomará parte após o arrebatamento; a antes de entrar na sala do banquete.


· O Tribunal de cristo

· E as bodas do cordeiros


Boa Aula. !





0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores