Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

domingo, 4 de maio de 2014

Plano de Aula - Professor Carlos Pinheiro



LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 4.7-16
INTERAÇÃO   -   Prezado professor, já estudamos nas lições anteriores os dons espirituais de poder, de elocução e de revelação. A partir da lição desta semana você terá a oportunidade ímpar de estudar e ensinar a respeito dos dons ministeriais. Estes dons se encontram relacionados em Efésios 4.11. Estas dádivas divinas são igualmente importantes e necessárias para que a igreja cumpra a sua missão neste mundo e os crentes cresçam "na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo" (2 Pe 3.18). Sabemos que o ministério apostólico, segundo os moldes do colégio dos doze, não existe mais, todavia o dom ministerial descrito em Efésios 4.11 continua

Definição: 
Apóstolo  - Enviado, embaixador, ou mensageiro encarregado de executar as instruções do agente comissionante 
Etimologia e uso do termo uso de pré-cristã de apostolos [ ajpovstolo " .] no sentido de mensageiro é raro 
Heródoto  mais comum é o verbo apostello, referindo-se ao envio de uma frota ou uma embaixada Somente em Heródoto (1,21; 5,38). ele é usado de um enviado pessoal. 
Josefo emprega-lo uma vez (Antiguidades 17.11.1) no sentido clássico de uma embaixada. Epicteto (Discurso 3,22) fala do professor cínico ideal como um "enviado por Zeus" para ser um mensageiro do deuses e um "supervisor" dos assuntos humanos.
A Septuaginta usa apostello [ ajpostevllw ] ou exapostello [ ejxapostevllw ] cerca de sete centenas de vezes para traduzir o hebraico Salah [ j; l'v ] ("esticar", "enviar"). Mais do que o ato de enviar, esta palavra inclui a idéia de a autorização de um mensageiro. 
 Antigo Testamento O substantivo apóstolos [ ajpovstolo " ] é encontrada somente em 1Rs 14:06, onde o comissionamento e capacitação do profeta são claramente em mente. Assim, a Septuaginta usa a apostello [ ajpostevllw ]para denotar a autorização de um indivíduo para cumprir uma função particular, com destaque para a pessoa que envia, e não sobre o que é enviado.
O substantivo apostolos [ ajpovstolo " ] aparece setenta e nove vezes no Novo Testamento (dez nos Evangelhos; vinte e oito em Atos; trinta e oito nas Epístolas, e três no Apocalipse). A grande maioria dessas ocorrências são encontradas em Lucas-Atos (trinta e quatro) e nas epístolas paulinas (trinta e quatro), e referem-se àqueles nomeados por Cristo para uma função especial na igreja. 
 O Requisito baseia-se aqui  único  e exclusivamente  não só por ter testemunhado a ressurreição, mas também em tendo sido comissionados e capacitados pelo Senhor ressuscitado para proclamar o evangelho a todas as nações.
No Novo Testamento 
apóstolos [ ajpovstolo " ] é aplicado a Jesus como o enviado de Deus ( Hb 3:01 ),
 para aqueles enviados por Deus para pregar a Israel ( Lucas 11:49 ), 
para aqueles enviados por igrejas ( 2 col 8:23 ; Php 2:25 .),
 e na maioria das vezes, para as pessoas que tinham sido nomeados por Cristo para pregar o evangelho do reino Esta última categoria, no entanto, é entendida de forma diferente pelos escritores do Novo Testamento, por exemplo,
 Lucas-. Atos usa o termo "apóstolo" para referir-se quase exclusivamente aos Doze, enquanto que
 Paul usa-lo em relação a um grupo mais amplo de indivíduos. A expressão "todos os apóstolos" em 1 Coríntios 15:07 parece incluir mais do que os doze referido . no versículo 5 James é considerado aqui, e em Gálatas 1:19, para ser apóstolo Barnabé é chamado de apóstolo em at. 14:14 (. 11:22-24 ; 13:1-4 ). 
Paulo chama Andronicos e apóstolos Júnias em Romanos 16:07. 
Neste sentido mais amplo, um apóstolo foi testemunha da ressurreição de Cristo, enviado por ele para fazer discípulos de todas as nações.
Cristo, o Apóstolo
 Embora só há uma referência explícita a Jesus como um apóstolo ( Hb 3:01 ), as referências implícitas a ele ter sido "enviado" pelo Pai são encontrados em todo o Novo Testamento. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que no Evangelho de João, onde o ministério inteiro de Cristo é qualificado pelo termo apostello [ ajpostevllw ] ("enviar"). Assim como o Pai enviou o seu Filho ao mundo ( João 3:17 João 3:34 ; 5:36-38 ; João 6:29 João 6:57 ; 10:36 ; João 17:3 João 17:8 João 17:18 João 17:21 João 17:23 ; 20:21 ), 
Jesus, por sua vez "envia" seus discípulos ( 04:38 ; 17:18 ) para prosseguir e alargar a sua missão. Assim, todo apostolado encontra o seu sentido em Jesus, o apóstolo, enviado por Deus para ser o Salvador do mundo ( 1 Jo 4:14 ).


Os Doze 
Jesus tinha um grande número de discípulos durante seu ministério, mas nem todos eles eram apóstolos. 
Os Doze foram escolhidos de um grupo mais amplo tanto para estar com Jesus como discípulos e para os enviar a pregar e ensinar como apóstolos.
 Há quatro listas dos Doze, no Novo Testamento, uma em cada um dos três Evangelhos sinópticos ( Mateus 10:1-4 ; Marcos 3:13-19 ; Lucas 6:12-16 ) e uma em Atos ( 01:13 ). Estas listas são aproximadamente os mesmos, o que representa quatro formas variantes de uma única tradição oral precoce.
Mateus e Marcos identificar os doze apóstolos como apenas uma vez, e em cada caso, no contexto de uma viagem missionária ( Matt 10:02 ; Marcos 6:30 ). Aqui, a palavra designa a função em vez de status. 
Lucas, no entanto, com frequência e quase exclusivamente chama de "apóstolos" Doze ( 06:13 ; 09:10 ; 17:05 ; 22:14 ; 24:10 ; Atos 1:26 ; 02:43 ; Atos 4:35 Atos 4 : 36 Atos 04:37 ; Atos 5:02 Atos 5:12 Atos 5:18 ; 08:01 ). Com exceção de Lucas 11:49 e
  Lucas aplica apostolos [ ajpovstolo " ] apenas para os Doze. Porque eles tinham sido chamados por Jesus, tinha estado com Jesus durante todo o seu ministério, e tinha presenciado a sua ressurreição,  possuíam o conhecimento do que Jesus tinha dito e feito. 
Encomendado pelo Cristo ressuscitado e pelo poder do Espírito Santo, eles se tornaram testemunhas da obra salvadora de Deus em Cristo.
 A identificação dos Doze Apóstolos como encontra o seu fundamento não só no uso de este título para eles na narrativa do evangelho, mas também na tarefa de pós-Páscoa dada a eles por Jesus ( Mateus 28:19-20 ; Marcos 16:15-18 ; Lucas 24:48-49 ; João 20:21-23 , Atos 1:8 ). 
Assim, a qualificação essencial de um apóstolo está sendo chamado e enviado por Cristo No caso de Matthias, qualificações adicionais vir à luz Além do chamado divino, a pessoa deve ter sido um discípulo de.. Jesus desde o batismo de João para a ascensão, e, especificamente, uma testemunha da ressurreição ( Atos 1:21-22 ).
Os doze formaram o núcleo deste novo povo de Deus, o que corresponde às doze tribos de Israel, e que significa atividade salvadora de Deus em ação em Jesus e seus seguidores
Seu número implica que eles foram destinados principalmente para trabalhar entre os filhos de Israel. Embora não se limita aos judeus, a missão dos Doze tinha relação especial com as doze tribos de Israel, como enfatizado na promessa de Mateus 19:28.
 . 
Paulo, o Apóstolo dos Gentios 
 Paulo não  acompanhou Jesus durante o seu ministério terreno, ele não cumpria os critérios apostólicos de at 1:21-22.
 É claro, porém, que ele se considerava um apóstolo. Mesmo que o único lugar no livro de Atos, onde Paul é chamado de apóstolo é, em referência aos apóstolos da igreja em Antioquia (14:04, 14), 
o retrato do ministério de Paulo como paradigmático para a igreja.  Lucas dá apoio implícito a sua reivindicações Apostólica. 
Não só Atos retratar Paulo como manifestar os sinais de um apóstolo, mas em suas três contas do encontro na estrada de Damasco, a sua tarefa apostólica é apresentada como a ação direta de Cristo ressuscitado (9:3-5; 22:6-8 ; 26:12-18; 2Co cf 4:6;. Gal 1:16).
Própria afirmação de Paulo para o apostolado é também baseado no chamado divino de Cristo ( Rm 1:01 ; 1 Col 1:01 ; Gálatas 1:01 Gálatas 1:15 ;. cf 2 Col 1:01 ; Ef 1:01 ; Col 1 : 1 ; 1 Tm 1:01 ; 2 Tm 1:01 ; Tito 1:01 ). 
Ele é um apóstolo, "não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos" ( Gl 1:01 ). Seu encontro com Jesus ressuscitado serviu de base para sua afirmação única de ser um "apóstolo dos gentios" ( Rm 11:13 ). 
Paulo baseia seu apostolado na graça de Deus, não em presentes de êxtase ou os sinais de um apóstolo ( 2 Cor 12. ). 
Sua comissão apostólica é servir a Deus em primeiro lugar através da pregação do evangelho ( Rm 1:09 ; 15:19 ; 1 Col 1:17 ).
Paulo usa a palavra "apóstolo" em mais de um sentido. Às vezes, ele emprega o termo no sentido mais amplo de mensageiro ou agente ( 2 Col 8:23 ; Php 2:25 ). 
no entanto, Paulo usa também  o termo para se referir a quem tinha sido encomendado pelo Senhor ressuscitado à tarefa apostólica. Incluídos nesta categoria estão os Doze (embora ele nunca se aplica explicitamente o título de apóstolo a eles como um grupo), Pedro ( Gal 1:18 ), o próprio Paulo ( Rm 1:01 ; 1 Col 1:01 ; 09:01 - 2 ; 15:8-10 ; Gal 2:7-8 ), Tiago, irmão de Jesus ( Gl 1:19 ;. cf At 15:13 ), Barnabé ( 1 Col 9:1-6 ; Gal 2:09 ; cf. Atos 14:04 Atos 14:14 )
E, possivelmente, outros ( Ro 16:07 ). Além de compreender apostolado em termos de sua base em uma chamada divina, Paulo vê a vida de um apóstolo como sendo um dos serviços de auto-sacrifício que implica sofrimento ( 1 Col 4:9-13 ; 15:30-32 ; 2 Col 4:7-12 ; 11:23-29 ).
  A função principal dos apóstolo
Era dar testemunho de Cristo. Os doze tinham conhecimento íntimo de sua vida, e um grupo mais amplo tinham sido testemunhas de sua ressurreição. Seu comissionamento pelo Senhor ressuscitado ao testemunho mundial ( At 1:8 )
 os apóstolos só se acharam completamente prontos, quando receberam a plenitude  do Espírito  Santo .  no  Pentecostes, Só depois disso  eles foram capacitados pelo Espírito para o seu ministério de palavra e ação. O seu testemunho de Cristo, não só foi autorizado, mas o Espirito Santo , também orientou e validou  ( João 14:26 ). 

, Paulo via  o  apostolado como um  ministério  do Espírito (Efesios 4.11, 1. cor.12.28)
,Assim, a sua vocação apostólica completo foi realizado somente no Espírito (Jo 14-17). que 
foi muitas vezes acompanhada de sinais miraculosos e maravilhas ( 2 Co 0:12 ).
 Tais sinais e prodígios, no entanto, foram claramente secundário
 Para as funções apostólicas de pregação e ensino.,ao contrario do que, pensam muita  gente hoje , que diz que  milagres é uma  demostração  do principal sinal  de Deus. 
para os que se declaram apóstolos hoje . Mas..  As funções de Ensinar e pregar  tinha prioridade para o apóstolos . os milagres era que seguia eles , e não  ele que seguia os milagres.
Autoridade Apostólica 
Tendo conhecimento direto do Verbo encarnado, e sendo enviados como agentes autorizados do evangelho, os apóstolos desde que a interpretação autêntica da vida e os ensinamentos de Jesus. Porque o seu testemunho de Cristo foi guiado pelo Espírito ( João 15:26-27 ), 
o ensinamento dos apóstolos foi considerado normativo para a igreja. Eles eram considerados como os "pilares" ( Gal 2:09 ) e "fundação" ( Ef 2:20 ;. cf Ap 21:14 ) da igreja, e seu ensino tornou-se a norma de fé e prática cristã. 
O depósito da revelação transmitida pelos apóstolos e preservada em sua forma escrita no Novo Testamento constitui assim a base da pregação dos apóstolos  e ensino na igreja.
É evidente que os apóstolos formaram o núcleo do cristianismo primitivo.
 O Novo Testamento destaca a sua função como apóstolos, sem delinear em detalhes a natureza autoritária do seu cargo em relação à igreja. - Como o modelo visto no romanismo da enfase ao papista
O que é enfatizado é que a sua comissão apostólica autorizou-os a pregar ( 1 Co 1:17 ); para ser embaixadores de Cristo ( 2 Col 5:20 ; Ef 6:20 ); para ser testemunhas de todas as nações ( Lucas 24:48 ); e fazei discípulos de todos os povos ( Mt 28:19 ).
  Apóstolos conforme o  Didache :
Quando chegamos a Didaqué , o que provavelmente está além da linha limite da história do Novo Testamento , encontramos o nome de "apóstolos" aplicadas a toda uma classe de missionários sem nome - homens que se instalaram em nenhuma igreja , mas mudou-se de lugar para colocar como mensageiros do evangelho.  homens que sairam de sua terra para pregar  a mensagem do evangelho . a exemplo de Gunnar Vingree e Daniel Bergue, que poderia ser chamado de apostolo em amplo sentido é claro.. 
Em 1 Coríntios 12:8-28 o Espírito é  o responsável pela manifestação dos dons aos  os membros do corpo de Cristo com os dons espirituais, ou capacitações para um serviço variado; aqui certos homens dotados pelo Espírito, viz. apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores, são eles próprios os presentes a quem o Cristo glorificado dá em cima de seu corpo da igreja. Na epístola aos   Corintios dons são capacitações espirituais para serviço específico; em Efésios os presentes são os homens que têm essas capacitações.

Sentido mais geral  -   usado em Atos 14:14 de Barnabé, em 2 Coríntios 8:23 de Tito, em Filipenses 2:25 

Um parente de Paulo, residente em Roma ( Romanos 16:07 ). Ele tinha sido convertido ao cristianismo antes de Paulo, e, como Paulo, sofreu prisão, apesar de quando e onde só pode ser imaginado. Quando ele e Júnias, outro parente de Paulo, são referidos como "digno de nota entre os apóstolos," isso pode ser interpretado como designando a alta estima em que foram realizadas pelos Doze, ou como imputando-los no número de apóstolos . Este último é o sentido, se "apóstolo" ser entendida aqui no sentido mais geral, usado em Atos 14:14 de Barnabé, em 2 Coríntios 8:23 de Tito, em Filipenses 2:25 de Epafrodito, e no Didache de "evangelistas viajando ou missionários que pregavam o evangelho de lugar para lugar" (Schaff, O Ensino dos Doze Apóstolos, 67, ver também Lightfoot em Filipenses, 196).
Um parente de Paulo, residente em Roma ( Romanos 16:07 ). Ele tinha sido convertido ao cristianismo antes de Paulo, e, como Paulo, sofreu prisão, apesar de quando e onde só pode ser imaginado. Quando ele e Júnias, 
outro parente de Paulo, são referidos como "digno de nota entre os apóstolos," isso pode ser interpretado como designando a alta estima em que foram realizadas pelos Doze, ou como imputando-los no número de apóstolos . 
"apóstolo" ser entendida aqui no sentido mais geral, usado em Atos 14:14 de Barnabé, em 2 Coríntios 8:23 de Tito, em Filipenses 2:25 
"evangelistas viajando ou missionários que pregavam o evangelho de lugar para lugar" . Nesta hipótese,
 Andrônico foi um dos mais proeminentes e bem sucedida dos missionários que viajam da igreja primitiva.
 
     
 O ministério Dons:

 Apóstolos - Seus principais ministros e testemunhas especiais, 
 Profeta testemunha de coisas para vir;
  Evangelista de coisas do passado, 
Pastores - que olham sobre seus vários bandos.
  Professores - para auxiliá-los, conforme a ocasião pode exigir.


CONCLUSÃO  Nos moldes do colégio dos doze, o ministério apostólico não existe atualmente. Entretanto, o dom ministerial de apóstolo citado por Paulo em Efésios 4.11 está em plena vigência. Pastores experimentados, evangelistas e missionários que desbravaram os rincões do nosso país ou em países inimigos do Evangelho, são pessoas portadoras desse dom ministerial. São os verdadeiros apóstolos da Igreja de Cristo hoje.



0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores