Powered By Blogger

Translate

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Curso Teologico

domingo, 15 de dezembro de 2013

O joio e o trigo (Um Novo Tempo!!!)


O joio e o trigo 

Leitura: Mt.13.1-30

A parábola do joio e do trigo é um ensinamento valioso da parte de Cristo para nós. Ela é posterior à parábola do semeador. Não sem propósito. É indispensável conhecer a parábola do semeador para entender com plenitude a parábola do joio e do trigo.

Na do semeador, o inimigo impediu o crescimento da primeira semente, aquela que caiu ao pé do caminho. Satanás arrebata do coração das pessoas o que foi semeado a respeito do Reino. O inimigo não deixou qualquer condição da planta germinar, pois não houve o mínimo entendimento para a semente crescer (v. 19). Somente quem busca compreender os princípios do evangelho do Reino dos céus pode reter o Reino dentro de si. Sem entendimento não há fé. Satanás quer que as pessoas não entendam o evangelho e se afastem dele.

Na parábola do joio e do trigo, ao invés de retirar o ensino e a compreensão sobre o Reino, o inimigo semeia uma má semente no meio da boa lavoura. A Palavra diz: "mas dormindo os homens" (v. 25), "veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se". O papel do inimigo, nessa parábola, foi plantar o joio no meio do trigo, ou seja, infiltrar sua obra ruim no meio da boa obra de Deus. Em outras palavras, Satanás colocou pessoas más, sem qualquer utilidade, no meio do santo povo de Deus.

É um fato.

O joio somente apareceu, depois que o fruto do trigo também se destacou (v. 26). Naturalmente, o trigo arca depois que dá seu fruto, enquanto o trigo permanece altivo.

Somente depois que as boas obras aparecem, no meio do povo santo de Deus, é que os maus começam a se revelar. Enquanto os bons frutos não aparecem, os maus também ficam em silêncio. Porém depois que o bom trabalho se desponta, a natureza maligna do joio se revela.

Deus manda que não se corte o joio quando ele aparecer! O Senhor determinou que se deixe o povo ruim no meio do povo verdadeiro, puro e santo até que chegue o tempo da colheita

Compreender esse ensinamento me convenceu a viver um novo tempo diante do Senhor.

A indignação que nos atormenta pela presença do joio em nosso meio é algo que temos que dominar, e infelizmente se acostumar, pois o próprio Senhor Jesus determinou o tempo para essas pessoas. Cristo disse: "Deixai crescer ambos juntos até a ceifa".

O tempo da colheita está chegando. O arrebatamento está às portas. Nossas vidas são apenas um sopro. O joio, que não serve para nada no meio da igreja, será cortado e lançado no fogo para ser queimado.

Cabe-nos rogar pelas misericórdias de Deus sobre essas pessoas, pois o seu caminho é de tormento. Cabe-nos também auto analisar nossas ações no meio do povo santo de Deus, para saber se temos dado fruto, realmente, ou se somos um fardo, um estorvo no meio daqueles que estão servindo a Deus verdadeiramente. "Pelos frutos os conhecereis".

Cristo e os apóstolos ensinaram sobre falsos mestres, falsos irmãos. Tenhamos cuidado com aqueles que tem aparência de piedade, mas no fundo são apenas joio, atrapalhando o trigo e tirando a energia do solo que sustenta o verdadeiro fruto.

"Deixe crescer ambos juntos até a ceifa". Muitas vezes é difícil. Queremos fazer justiça com nossas mãos e isto o Senhor proíbe.

O Senhor, todavia, não exige que exaltemos o joio mais do que ele, a si próprio, se exalta. É incrível como essa parábola se amolda perfeitamente sobre certas pessoas. O joio é altivo, e aparece depois que os frutos do trigo curvam a erva.

Lembro-me de alguns que se consideram "conferencistas internacionais" e "cantor(a) gospel", gravam CDs, mensagens, etc, buscando sua própria exaltação. Geralmente, não tem qualquer ou nenhum bom testemunho. Somente escândalos, tristezas, facções, invejas. Uma tragédia! 

Pior que os de fora não sabem distinguir os verdadeiros cristão desses falsificadores e colocam todos no mesmo saco. Eles olham para a plantação e não diferem as plantas. Isso porque não conhecem a Palavra de Deus.

Irmãos, deixemos o joio com sua própria exaltação. Afastemo-nos dessas pessoas, para que não absorvam toda a agua que irriga nosso solo, nossa energia e suprimentos, nossos recursos, e ainda nos atrapalhe o crescimento e a boa obra de Deus que está em nós.

Quanto a mim, agradeço a Deus que me fez enxergar sua infinita misericórdia e o seu chamado para minha vida. Agradeço porque Ele é fiel! Porque somente Ele abre portas que ninguém pode fechar. Me resgatou de um charco de lodo e me fez olhar novamente para o autor, originador da nossa fé, Senhor Jesus Cristo, e para a tão grande salvação e a eternidade que está diante de nós!

Que você possa sempre encontrar um renovo para a sua vida!

0 comentários:

Artigos

Quem sou eu

Minha foto
BLOG DO Prof.. Pr. Carlos Pinheiro

Seguidores